Doutorandos do PPGJOR conquistam bolsas para pesquisa no exterior

20/11/2025 16:10

Três doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) foram contemplados com bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES, para a realização de atividades de pesquisa em universidades fora do país. Os alunos Marcelo De Franceschi dos Santos, Yaskara Ferreira Pinto  desenvolverão parte de suas teses em Portugal, respectivamente, na Universidade do Porto (UP), em Porto, e na Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã, enquanto a doutoranda e Gessiela Nascimento vai à Universidade Complutense de Madrid (UCM), na Espanha. 

Durante o período no exterior, entre janeiro e maio de 2026, Marcelo vai pesquisar sobre a história do fotojornalismo, sob supervisão da professora Ligia Ferro, do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da UP. Ele acredita que o estágio na universidade vai oportunizar o desenvolvimento de sua tese. “Pretendo me dedicar ao aprofundamento da pesquisa na historiografia da fotografia jornalística, tendo contato com referências da área e abordá-la por uma perspectiva social”, afirma. 

Entre fevereiro e julho de 2026, Yaskara vai estar em Covilhã para ser orientada pelo professor João Canavilhas, discutindo sobre os sujeitos contemporâneos, atravessados pela plataformização, e as consequentes transformações narrativas do jornalismo. No período, Yaskara pretende qualificar a pesquisa e fomentar a colaboração internacional entre a UFSC e a UBI. “Tenho a expectativa de conhecer os trabalhos desenvolvidos no LABCOM, trocar com outros pesquisadores e ampliar os horizontes dentro da temática das novas tecnologias”, comenta. 

Já Gessiela vai a Madrid de outubro de 2026 a junho de 2026, para qualificar sua pesquisa que será supervisionada pelo professor Manuel Ángel Fernández Sande. A doutoranda vai investigar o uso das fontes em podcasts narrativos de não ficção na Espanha e sua relação com a classificação de fontes do rádio expandido no Brasil. Para Gessiela “Pesquisar sobre podcasts e fontes na Universidade Complutense de Madri é como abrir uma nova janela para a pesquisa que venho desenvolvendo no Brasil. Estar em outro país amplia meu olhar para outras práticas e modos de pensar o jornalismo sonoro. Levo minhas perguntas, mas vou em busca de encontros, perspectivas e inquietações que tornem este trabalho mais consistente e conectado com o mundo”.

O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) e tem como objetivo ampliar a internacionalização da pesquisa acadêmica, possibilitando que doutorandos realizem parte de seus estudos em instituições estrangeiras.