Professora do PPGJOR apresenta pesquisas em congresso internacional

A professora Rita Paulino, do PPGJOR, participou do 7º Congresso Internacional Jornalismo para Dispositivos Móveis & Inteligência Artificial (JDMIA), realizado nos dias 13 e 14 de novembro, na Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã, Portugal. O evento discutiu os desafios éticos, o impacto da inteligência artificial no jornalismo e as tendências da área no ambiente digital.
No dia 13 de novembro, Rita integrou a mesa online com apresentação do trabalho “Do Digital ao Dialógico: O Projeto Memórias em Rede na Valorização de Identidades Locais e na Luta contra a Desinformação”, produzido em coautoria com a doutoranda Ivone Rocha.
As duas pesquisadoras, em conjunto com Francilene Oliveira, Laura Cabral e Sibyla Goulart, também assinam o trabalho “Conectando o jornalismo com os saberes locais: análise de grupos de Whatsapp no ecossistema da informação com uso de Inteligência Artificial”, apresentado no dia 14 de novembro, durante a mesa do Congresso “Jornalismo e Inteligência Artificial 2”.
Durante a passagem pela UBI, Rita também ministrou uma aula para estudantes do Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais, coordenado pelo professor Ernesto Vilar. Na atividade, apresentou o jogo educativo Municipa2030, com a presença do professor João Canavilhas, da própria UBI, e da doutoranda Francilene Oliveira, que acompanharam a apresentação.
Coordenado por Rita e desenvolvido na UFSC em parceria com outras instituições, o Municipa2030 é um jogo criado para conscientizar e capacitar cidadãos e gestores públicos sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio da coleta de figurinhas temáticas, os participantes exploram dimensões ambientais, sociais, econômicas e institucionais e são estimulados a pensar em políticas locais voltadas à sustentabilidade e à melhoria da qualidade de vida nas cidades.






