Professor do PPGJOR representa SC no Congresso de Jornalistas
O professor do PPGJOR Rogério Christofoletti foi um dos delegados de Santa Catarina no 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Brasília, de 10 a 13 de dezembro. O evento é o mais importante encontro da categoria profissional e foi promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), reunindo delegações de 22 estados. Com o tema “Os desafios do jornalismo: de Gutenberg à Inteligência Artificial”, o congresso teve painéis com especialistas que discutiram sustentabilidade, impactos da IA e pejotização, entre outros temas.
Quinze moções e dez teses foram aprovadas nas plenárias. “Apresentamos uma tese sobre a necessidade de enfrentar urgentemente o assédio judicial e os ataques digitais contra jornalistas, e a categoria aprovou a proposta por unanimidade”, comenta Christofoletti. A tese convoca a Fenaj e os sindicatos de todo o país a promoverem campanhas informativas sobre os temas, além do encorajamento de vítimas a apresentarem denúncias ao Observatório da Violência contra Jornalistas e Comunicadores, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A tese também defende que as entidades de classe pressionem o governo federal e o Congresso Nacional a aprovarem leis específicas e a implementarem políticas públicas mais protetivas para garantir o exercício jornalístico.
Além de Christofoletti, participaram do Congresso como delegados catarinenses o presidente do sindicato estadual, Fábio Bispo, e a diretora Cristina de Marco. Durante o Congresso a nova diretoria da Fenaj também tomou posse, e o professor do PPGJOR assumiu a secretaria de Educação, Cultura e Aperfeiçoamento Profissional, função ocupada antes por outra professora do programa, Valci Zuculoto.







