Dissertação aborda ensino de infografia no Brasil e na Espanha

22/11/2012 07:23

O mestrando do POSJOR, Rafael Martins Alves, realiza a defesa de sua dissertação intitulada “O ensino de infografia nos cursos de jornalismo das universidades do Brasil e da Espanha” amanhã, 23, às 14 horas, na sala de videoconferência, Bloco B, CCE, UFSC. O objetivo da pesquisa foi investigar o estado da arte do ensino de infografia nos dois países, fazendo um comparativo das realidades brasileira e espanhola.

Sendo um produto jornalístico que visa informar utilizando conjuntamente imagem e texto, o infográfico, área multidisciplinar, necessita de conhecimentos de diversos campos, como a estatística, a cartografia, a animação, e principalmente, o design, que, ao lado do jornalismo, tem importância fundamental na infografia. A pesquisa mostrou que o aluno de jornalismo da Espanha recebe maior conteúdo de infografia e áreas afins do que o aluno de cursos brasileiros, além das redações espanholas integrarem mais o infografista do que as redações dos veículos de comunicação no Brasil. Além disto, a pesquisa trouxe diretrizes para um modelo de plano de ensino para esta disciplina, utilizando como base os dados coletados e o estágio de docência realizado em uma disciplina exclusiva de infografia.

A defesa pública terá como banca avaliadora os professores Ary Moraes (UFRJ), Rita Paulino (UFSC) e a orientadora Tattiana Teixeira (UFSC), com transmissão ao vivo pelo site http://www.videoconferencia.cce.ufsc.br