Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo

30/09/2015 21:46

Eduardo Meditsch e Lívia Vieira vencem categorias Sênior e Mestrado

O prof. Dr. Eduardo Meditsch, primeiro Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, é o vencedor do prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo – edição 2015,  categoria Sênior. A distinção, mediante avaliação de corpo de jurados, é  concedida anualmente pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Meditsch, pesquisador I do CNPQ, há 33 anos é  professor na UFSC, onde ministra e orienta alunos na graduação e na pós-graduação em Jornalismo, tendo livros e artigos científicos publicados no Brasil e Exterior. Entre suas principais obras, encontram-se “O conhecimento do Jornalismo” e “Teoria e Técnica do Novo Radiojornalismo”.

A doutoranda Lívia de Souza Vieira foi a vencedora na categoria Mestrado, pelo trabalho “Parâmetros éticos para uma política de correção de erros no jornalismo online”, reconhecida como a melhor entre todas as dissertações. Seu orientador foi o  prof. Dr. Rogério Christofoletti, líder do grupo de pesquisa objETHOS – Observatório da Ética Jornalística, onde Lívia também atua como pesquisadora.

O Prof. Dr. Luiz Gonzaga Motta, que de 2013 a 2015 foi professor visitante junto ao POSJOR, orientou a tese de doutorado vencedora, de autoria de Ana Maria Beatriz Magno, da Universidade de Brasília, sobre “O jornalismo nos tempos da reportagem: uma análise da obra jornalística de Ernest Hemingway e Gabriel García Márquez”.

A premiação será durante o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, de 4 a 6 de novembro de 2015, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

Resultados do Prêmio Adelmo Genro Filho em todas as categorias:

DOUTORADO
1º Lugar
Ana Maria Beatriz Magno
O jornalismo nos tempos da reportagem: uma análise da obra jornalística de Ernest Hemingway & Gabriel García Márquez
Orientador:Luiz Gonzaga Motta

Menções honrosas
Luciane Fassarella Agnez
Identidade profissional no jornalismo brasileiro:a carreira dos correspondentes internacionais
Orientadora: Dione Oliveira Moura

Ana Carolina Kalume Maranhão
O jornalista brasileiro: análise das competências em um contexto de mudança no ambiente profissional provocada pela inserção das tecnologias da informação e comunicação