O uso do infográfico na narrativa noticiosa – apropriações na editoria de Poder da Folha de S. Paulo

20/11/2015 11:36

Mestrando: Lúcio Santos Baggio

Orientadora: Profa. Dra. Raquel Ritter Longhi

Banca Examinadora

Profa. Dra. Cárlida Emerim Jacinto Pereira  (POSJOR/UFSC)

Profa. Dra. Flávia Garcia Guidotti (POSJOR/UFSC)

Prof. Dr. Luiz Gonzaga Figueiredo Motta (Universidade de Brasília)

Prof. Dr. Rogério Christofoletti (POSJOR/UFSC)

Prof. Dr. Paulo Bernardo Ferreira Vaz (Universidade Federal de Minas Gerais)

Dia: 27 de novembro de 2015, 14 horas

Sala 141 (1o. Andar, prédio A do Centro de Comunicação e Expressão)

RESUMO

O trabalho analisa o uso da expressão infográfica como componente da narrativa noticiosa. O estudo da infografia não é uma particularidade do campo do jornalismo mas, alçada à categoria de elemento participante da linguagem jornalística, cumpre um papel e se adapta ao uso que esta disciplina faz dela. Cabe a este trabalho observar comparativamente os aspectos da sua composição para perceber de que forma sua utilização na narrativa de um jornalismo específico representa os efeitos discursivos e de sentido pretendidos, para ampliar as possibilidades de comunicação na área. Propõe-se, a partir da correlação de conceitos da linguagem visual, da narrativa jornalística e dos mecanismos de cognição, proceder uma análise da forma de apresentação gráfica e do conteúdo dos textos noticiosos que optam pela linguagem infográfica para verificar a ação do infográfico à luz do jornalismo como forma de conhecimento. Para isso, dispõe-se metodologicamente da Análise de Conteúdo, mas também considera-se elementos e observações típicos da Análise Crítica da Narrativa, sugerida por Motta (2013). Ambas foram adaptadas ao estudo devido à natureza própria das expressões infográficas. O objeto empírico restringiu-se à análise de uma amostra composta pelas notícias veiculadas na capa da editoria de Poder da Folha de S. Paulo que fizeram uso das expressões infográficas. Como resultado, pode-se notar que o uso desta forma expressiva participa da narrativa noticiosa a partir de uma estratégia editorial, onde sua função é definida pela relação com a informação que dá sentido ao texto, enquanto os efeitos de sentido estão na forma , de ponto de vista da organização sensorial projetada pelos códigos que elaboram a experiência.