Defesa de Tese» Jornalismo de inovação: os Estudos de Tendências como ferramenta de pesquisa

06/08/2019 09:55

 

A tese intitulada “Jornalismo de inovação: os Estudos de Tendências como ferramenta de pesquisa”, de Ana Marta Moreira Flores, será defendida no dia 8 de agosto, a partir das 14h. A sessão é aberta ao público e ocorrerá na sala de Machado de Assis, no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). 

O trabalho procura definir um conceito para jornalismo de inovação que dê conta da atividade num cenário contemporâneo. A partir desse conceito propõe um modelo de pesquisa com foco em inovação pela abordagem do campo transdisciplinar dos Estudos de Tendências – o Trends for Journalism (T4J). Após a aplicação do método, obteve-se como resultado três tendências de setor específicas para o jornalismo, além de uma força que compreende a lógica desses movimentos. O conceito de força é intitulado Discomfort Innovation (Inovação pelo Desconforto), e as tendências nomeadas como Transfluency (Transparência e Fluência de notícias), Data Polarity (Dados Polarizados) e Centripetal Demands (Demandas Centrípetas). Por fim, desenvolve-se um dossiê com o compacto do conteúdo da pesquisa e as tendências identificadas com o objetivo de comunicar a tese desses movimentos. À título de exemplificação, relacionam-se as categorias de jornalismo de inovação apresentadas na primeira parte da tese — 1) Conteúdo & Narrativa, 2) Tecnologia & Formato e 2) Modelo de Negócios — com o cenário proposto: do jornalismo tradicional, representado pela Folha de S. Paulo e do nativo digital, ilustrado pelo Nexo.

O trabalho foi orientado pela professora Raquel Ritter Longhi (UFSC) e co-orientado pelo professor Nelson Pinheiro Gomes (ULisboa). A banca será composta pelas professoras Sandra Regina Rech (Udesc), Rita de Cássia Paulino (UFSC) e Stefanie Carlan da Silveira (UFSC), como titulares — e Amanda Campos (Udesc) e Flávia Guidotti (UFSC), como suplentes. Mais informações no hotsite da pesquisa.