Defesa de Tese» Hiperinfografia: Uma proposta para o infográfico de quarta geração

21/10/2019 15:28

A tese intitulada “HIPERINFOGRAFIA: Uma proposta para o infográfico de quarta geração”, de William Robson Cordeiro Silva, será defendida nesta quarta-feira, 23 de outubro de 2019, a partir das 14h. A sessão é aberta ao público e ocorrerá na sala de Machado de Assis, no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC).

O trabalho mostra a dinâmica dos infográficos ao longo de toda a sua existência no jornalismo, passando por transformações categorizadas em três estágios. Essas modificações se acentuam na internet, na qual o formato amplia suas capacidades imersivas e expressivas e cuja especificidade se manifesta em modelos voltados para a terceira dimensão, games, realidade virtual, realidade aumentada, entre outros. O fenômeno ocorre no contexto do jornalismo pós-industrial, alterando a produção e o consumo de notícias e atravessando fortemente suas linguagens e formatos. Desse modo, na visualização sintética, expressão que define as formas esquemáticas de valor enunciativo, a transição vai além dos suportes – do analógico para o digital –, mas se aprofunda no ambiente da hipermídia. Portanto, esta tese percorre o seguinte caminho: investigar os recentes movimentos de visualização sintética de alto potencial imersivo e expressivo no jornalismo pós-industrial. O objetivo é propor aporte conceitual que venha a reconhecer as modalidades recentes, trazendo nova categoria de formato, que estamos denominando de hiperinfografia.

O trabalho foi orientado pela professora Drª. Raquel Ritter Longhi (UFSC) que está afastada para pós-doutorado, sendo substituída pela professora Drª. Valci Zuculoto (UFSC). A banca será composta pelas professoras Drª. Rita de Cássia Paulino (UFSC) e Drª. Stefanie Carlan da Silveira (UFSC) e pelo professor Dr. Márcio Carneiro dos Santos (UFMA).