PPGJOR terá política interna para ações afirmativas

01/09/2020 11:20

O PPGJOR vai contar com uma política própria que oriente ações inclusivas no programa. O objetivo é avançar no debate interno para que a pós-graduação seja um ambiente mais plural e aberto a camadas da sociedade ainda pouco ou nada representadas neste nível de educação. Por isso, no final de agosto, foi formada uma comissão de especialistas para avaliar a legislação vigente e as experiências bem-sucedidas na UFSC, e ainda propor bases para uma política interna de ações afirmativas.

Segundo o coordenador do PPGJOR, Rogério Christofoletti, o objetivo é que “esta comissão nos oriente a ter, até o final do ano, condições para prever cotas no edital de ingresso em 2021. Temos poucos alunos negros e com deficiência, e queremos garantir que o único programa de pós-graduação em jornalismo com mestrado e doutorado do país seja mais inclusivo para esses e outros grupos”.

A comissão é formada pelos professores Leslie Chaves e Ildo Golfetto – ambos do Departamento de Jornalismo -, Marcelo Tragtenberg – representante da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidade (SAAD) – e Jacques Mick (PPGJOR), pelos representantes discentes Jefferson de Sousa Moraes e Jessica Gustafson Costa, e pelo servidor técnico André Luiz (PPGJOR). Para compor a comissão, a coordenação recorreu a três critérios: representatividade, legitimidade e especialidade. “Reunimos gente com muito conhecimento no tema, pessoas alcançadas por ações afirmativas anteriores e sujeitos com longo envolvimento e trajetória em movimentos de inclusão”, completa Christofoletti.

No PPGJOR, mestrandos e doutorandos já realizaram debates sobre o tema. Entre os professores, há grande sensibilidade sobre a questão. No momento, a Comissão está definindo agenda para suas reuniões de trabalho.

Tags: ações afirmativasgestão do PPGJORPPGJor