Pesquisadores do PPGJOR apresentam trabalhos no seminário da ABRAJI

10/09/2020 08:00

A programação do 7º Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo conta este ano com dois trabalhos de pesquisadores do PPGJOR. Com todas as apresentações on-line e ao vivo, o evento ocorre hoje, 10, antecipando a abertura do 15º Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI). Os artigos fazem parte das 15 propostas selecionadas por pareceristas.

O professor Samuel Lima e o jornalista Matheus de Moura (egresso do curso de Jornalismo/UFSC) apresentam o artigo intitulado “Livro-reportagem e Metodologia da Reportagem Investigativa”, no qual descrevem uma experiência pedagógica de investigação jornalística, que transcendeu os limites da sala de aula e ganhou espaço no mercado editorial. Trata-se do livro-reportagem “O coronel que raptava infâncias”, narrando a vida de Pedro Chavarry, coronel da Polícia Militar carioca, envolvido em crimes de abuso sexuais contra menores e outros delitos hediondos – que é resultado de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Moura, em jornalismo (UFSC, 2019) . O livro será publicado por uma das maiores editoras comerciais do país, no primeiro semestre de 2021. O texto parte do problema de pesquisa “Quais os caminhos pedagógicos para o ensino da metodologia da reportagem investigativa nas faculdades de jornalismo, na perspectiva da produção de livro-reportagens?” e tem como objetivo geral refletir e descrever uma experiência pedagógica de investigação jornalística, notadamente quanto à metodologia da reportagem.

Os doutorandos Magali Moser e Rafael Rangel Winch apresentam o trabalho intitulado Tensionamentos de fazeres e condutas da reportagem investigativa na série documental “Em nome de Deus”. O estudo é baseado na série documental lançada pela Globoplay, que apresenta relatos inéditos sobre os crimes sexuais cometidos pelo médium João de Deus. Devido aos impactos que gerou e por demonstrar parte do percurso da elaboração, a série se mostra relevante por evidenciar o potencial do jornalismo em investigar e revelar injustiças sociais, abusos de poder e direitos humanos. A discussão teórica se ancora em três eixos temáticos: a reportagem investigativa em televisão, as fontes testemunhais e os discursos de autolegitimação jornalística. Com foco no produto, é possível acessar concepções e modos de compreender valores e práticas jornalísticas expostos na série e problematizá-los teoricamente. Metodologicamente, a pesquisa inspira-se em procedimentos da Análise Crítica da Narrativa, proposta pela professor Luiz Gonzaga Motta.

O Seminário acontece das 9h55 às 20h. Pela manhã, serão dois blocos de apresentações, e à tarde, três. Cada bloco é composto por  três apresentações, cada uma com 15 minutos de duração.  Ao final de cada bloco, haverá 30 minutos para debate.

Para mais informações, acesse: https://congresse.me/eventos/seminarioabraji

Tags: Eventosmestrandos e doutorandospesquisa em jornalismoprofessores