Mestranda defende dissertação sobre representações sociais nos jornais dos chamados povos “ciganos”

19/02/2021 11:45

Na próxima segunda-feira, dia 22, a mestranda Anaíra Sousa de Moraes Sarmento defende a dissertação “Representações sociais dos povos chamados ‘ciganos’ em jornais brasileiros (2008-2018)”.

A pesquisa tem como objeto de estudo as representações sociais construídas pela cobertura jornalística brasileira sobre os povos de etnia Romani, chamados “ciganos”. O objetivo é identificar e analisar as representações construídas acerca desses sujeitos e comunidades, no âmbito do jornalismo, buscando compreender e tensionar a relação entre tais representações, a cidadania e os direitos da população Romani no Brasil. Definiu-se como objeto empírico os jornais Estado de Minas (MG), Correio (BA) e O Popular (GO), por se localizarem nos estados brasileiros com maior concentração de acampamentos “ciganos”. A mestranda parte do pressuposto de que a mídia jornalística desempenha um papel fundamental no processo de (re)construção de representações sobre indivíduos e/ou grupos sociais, e que o modo de representar afeta a forma como eles são reconhecidos ou não enquanto sujeitos de direitos.

A dissertação, orientada pela professora Maria Terezinha da Silva, terá como banca avaliadora as professoras Gislene Silva (UFSC) e Leslie Sedrez Chaves (UFSC). A sessão inicia às 9 horas, via plataforma Conferência Web, e pode ser acessada neste link. Mestrandos e doutorandos do Programa poderão assinar a lista de presença aqui.

Tags: Defesasmestrandos e doutorandosPPGJor