Doutoranda defende tese sobre direitos animais no jornalismo brasileiro

18/06/2021 10:22

Na próxima terça-feira, 22, às 9h30 da manhã, a doutoranda Daniela Caniçali Martins Pinto defende a tese “Pode o animal falar? Um estudo sobre o especismo no jornalismo brasileiro contemporâneo”. A pesquisa parte de uma perspectiva não-antropocêntrica e não-especista para questionar se e como a “voz” de outras espécies é considerada nas práticas jornalísticas atuais. As matérias selecionadas para o corpus são analisadas pelos critérios da “leitura em contraponto”, proposta por Edward Said.

O primeiro capítulo da tese apresenta um panorama histórico com os principais argumentos desenvolvidos em defesa dos animais no Ocidente. O segundo está voltado à cobertura da “Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos” realizada pela Folha de S. Paulo em 10 anos (2010-2019), a qual é contraposta com uma reportagem sobre rodeios publicada na revista Piauí. Dessa forma, a autora buscou averiguar se veículos com perfis editoriais distintos abordam um mesmo tema de formas igualmente distintas. O terceiro capítulo analisa a cobertura de uma decisão judicial que proibiu temporariamente a exportação de gado vivo em todo o país. O caso ocorreu em fevereiro de 2018 e levantou intensos debates sobre maus-tratos a animais nesse tipo de comércio. São examinadas 171 matérias publicadas por 17 veículos.

Nas considerações finais, a pesquisa retoma a perspectiva teórica de Said e de outros autores dos estudos decoloniais, trazendo reflexões suscitadas pela análise empírica. Suas conclusões são confrontadas às de outros estudos na área de Jornalismo, refletindo de forma mais ampla sobre as práticas jornalísticas contemporâneas. Ao final, a autora procura responder à pergunta colocada no título: “Pode o animal falar?”

A tese, orientada pela professora Daisi Vogel, terá como banca avaliadora Gislene Silva, Jorge Ijuim, e Mauro Silveira. A defesa será pela plataforma Conferência Web e pode ser acessada neste link. Mestrandos e doutorandos do PPGJor poderão assinar a lista de presença aqui.

Tags: Defesasmestrandos e doutorandos