Mestrando defende dissertação sobre convergência em rádios comunitárias maranhenses

29/11/2021 07:38

O mestrando do PPGJOR Jefferson Sousa defende amanhã, 30, a dissertação intitulada “Dos Herts aos Bits: O radiojornalismo comunitário maranhense em ambiente convergente”. A banca acontece a partir das 15 horas, de forma remota, e pode ser acompanhada por este link. Os professores Eduardo Meditsch, Ed Wilson Araújo e Katia Fraga são os avaliadores da pesquisa. A sessão será presidida pela orientadora Valci Zuculoto. A lista de presença para mestrandos e doutorandos do PPGJOR pode ser assinada aqui.

Na pesquisa, Jefferson verifica se e como as emissoras comunitárias regularizadas maranhenses utilizam das potencialidades e possibilidades tecnológicas em seus produtos radiojornalísticos. Ao todo, o mestrando observa 20 rádios comunitárias que têm presença em plataformas digitais e redes sociais. A pesquisa usou abordagem multimétodos, com análise documental, análise quali-quanti e observação simples.

A dissertação é dividida em quatro capítulos. No primeiro, são detalhados os passos metodológicos da pesquisa e suas implicações no objeto de estudo. O segundo trata das abordagens epistemológicas sobre as rádios comunitárias brasileiras, suas histórias e a luta constante pelo direito a ter voz. No terceiro capítulo, o mestrando descreve como as emissoras comunitárias utilizam das tecnologias emergentes em tempos de convergência tecnológica e midiática. No último capítulo, são feitas as análises das rádios estudadas, detalhando como essas emissoras usufruem das tecnologias emergentes em seus produtos radiojornalísticos.

A análise aponta que os recursos da convergência têm sido subutilizados pelas rádios comunitárias. Conclui-se que essas emissoras podem ter no ambiente digital uma oportunidade para ampliar seu contato com o ouvinte internauta, sua produção radiojornalística local e hiperlocal, e ainda como melhorar sua renda, por meio de financiamento coletivo. Além disso, outras formas e formatos de produtos radiojornalísticos estão em evidência no ciberespaço.

Tags: Defesasmestrandos e doutorandos