Olga Lopes defende dissertação sobre personalização em visualização de dados

16/02/2022 08:07

A mestranda Olga Clarindo Lopes defende amanhã, quinta-feira (17), às 14 horas, a dissertação “Estratégias de familiarização e autorreflexão em visualizações de dados interativas”, produzida sob orientação da professora Rita de Cássia Romeiro Paulino.

A pesquisa buscou observar as estratégias argumentativas empregadas em narrativas de dados que utilizam recursos interativos de personalização. Para entender como essa customização vem sendo aplicada foi realizada uma análise de conteúdo de caráter exploratório de uma amostra de 40 narrativas que empregam visualizações de dados interativas. As datavis analisadas foram publicadas entre 2018 e 2020 e coletadas no boletim semanal Data Journalism Top 10, organizado pela Global Investigative Journalism Network, e no levantamento mensal do blog Visualising Data.

O trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro, discute-se a utilização da visualização da informação e os processos de significação e construção de conhecimento no jornalismo de dados a partir dos estudos de abordagens narrativas e das técnicas retóricas aplicadas à visualização de dados. O segundo capítulo explora a discussão sobre personalização no campo da interação usuário/conteúdo, examinando como esses recursos são utilizados em modalidades de artigos interativos como os Newsgames e as Explicações Exploráveis. Já o terceiro capítulo delineia os procedimentos de coleta dos dados e os instrumentos de investigação da pesquisa.

Com a análise foi possível averiguar uma prevalência do uso conjunto de mais de um tipo de controle de registro de opções feitas pelos usuários, a implementação de ciclos de realimentação rápidos em resposta a essas interações e padrões narrativos ligados a aproximação geográfica e demográfica, que permitem aos leitores identificar indivíduos que compartilham características semelhantes às deles.

Compõem a banca examinadora da pesquisa a professora do PPGJOR Stefanie Carlan da Silveira e o avaliador externo Rodrigo do Espírito Santo da Cunha (UFPE). A defesa ocorrerá por videoconferência, respeitando as normas de distanciamento físico, e pode ser acompanhada por este link. Estudantes do PPGJOR podem registrar sua presença aqui.

Tags: Defesasmestrandos e doutorandos