Gabriela Grillo defende dissertação que aborda a relação entre emoções e a epistemologia do jornalismo

28/07/2022 22:13

A mestranda Gabriela Bregolin Grillo defende a dissertação “Entre conhecer e sentir: proposta de uma agenda de investigação em emoções e jornalismo” nesta sexta-feira, 29 de julho. A banca de avaliação da pesquisa é composta pela professora Daiane Bertasso Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, e pela professora Marcia Veiga da Silva. A defesa ocorre de forma remota a partir das 14h e pode ser assistida pelo link: https://meet.jit.si/SemPatrao

A pesquisa foi produzida sob orientação do professor Jacques Mick e procura servir de ponto de partida a uma agenda de investigação sobre jornalismo e emoções no Brasil, indagando quais questões e dilemas atuais no campo uma teoria do jornalismo como forma emocional de conhecimento seria capaz de responder. São identificados temas proeminentes nos estudos que abordam a relação entre jornalismo e emoções, e estes temas são, então, articulados na forma de questões que podem orientar o desenvolvimento de uma teoria voltada para a compreensão de como as emoções atravessam a forma de conhecer do jornalismo.

A discussão desenvolvida parte de uma reflexão sobre as relações de saber-poder que historicamente formaram o jornalismo e tem como horizonte teórico ao olhar para a epistemologia do jornalismo as críticas feitas por estudos decoloniais e feministas ao modo de produção de saber na modernidade. Como resultado, a pesquisa propõe a expansão dos limites epistemológicos do Jornalismo para compreender a emoção, seus efeitos e seu potencial comunicativo num cenário de constante transformação e de fragilidade de alguns paradigmas jornalísticos.

Tags: defesa de dissertaçãoDefesas