“Comunicação e a historicidade das crises na história da mídia no sul do Brasil” , novo e-book organizado por professoras do PPGJOR

20/01/2023 09:53

 A Alcar – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia, por meio de sua Diretoria Regional Sul, lança o e-book “Comunicação e a historicidade das crises na história da mídia no sul do Brasil”, pela Editora Insular. A publicação, com 1.450 páginas, reúne mais de 70 artigos elaborados por mais de 100 autores e autoras, a partir de suas palestras e trabalhos apresentados ao 8º Encontro Regional Sul de História da Mídia, o Alcar Sul realizado em 2021, no modo remoto, em plena pandemia da Covid-19.

Como afirma a presidenta da Alcar, Christina Musse, no prefácio do livro: “Nem a dor e a tristeza da maior crise sanitária do Brasil conseguiram impedir que esses pesquisadores, professores, profissionais, técnicos e alunos cumprissem o compromisso com a produção de conhecimento de qualidade, o que é não apenas dever, mas obrigação, em um país onde tão poucos conseguem ter acesso ao Ensino Superior, e onde tantos desacreditaram a Ciência, nos últimos anos.”

Para nós, os/as organizadores/as, conforme explicamos na apresentação da obra, “estes tempos distópicos que ainda estamos vivendo impuseram dificuldades, transtornos e batalhas a todos (as) envolvidos (as) na sua organização. Por isso, o ISBN data a publicação como 2021. Lutamos, continuamos lutando, perdemos algumas lutas, mas vencemos outras, entre as quais figura a publicação deste e-book. […] Compromisso cumprido, desejamos que estes escritos lhes sejam preciosos e possam contribuir com os estudos e pesquisas

que desenvolvem. É nossa proposta também que estas histórias aqui reunidas possam ficar arquivadas e com acesso livre e gratuito. Isto para que esta e as próximas gerações conheçam, se apropriem e tenham a fundamental compreensão dos contextos históricos e, assim, o poder do conhecimento e da reflexão crítica para tomar decisões e participar da construção de um mundo mais justo e ético.”

Os (As) organizadores(as): Cárlida Emerim, Luciano Klöckner, Rita Paulino, Valci Zuculoto e Vera Raddatz.

O e-book está disponível, para ser baixado gratuitamente, no portal da Editora Insular em:
https://insular.com.br/produto/comunicacao-e-a-historicidade-das-crises-na-historia-da-midia-no-sul-do-brasil/