Pesquisa do grupo Transverso/PPGJOR é destaque na Agência Brasil

11/05/2023 15:24

O site da Agência Brasil publicou na última sexta, 05 de maio, uma matéria sobre a pesquisa “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”, desenvolvida desde 2021 pelo grupo Transverso – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da UFSC. A pesquisa tem o apoio e financiamento de editais da FAPESC e da Pró-reitoria de Pesquisa da UFSC.

Para falar sobre os resultados do estudo e os materiais produzidos a partir dele – o documentário e o podcastHistória mal contada – os feminicídios na cobertura jornalística”, o repórter Vinícius Lisboa entrevistou a professora Terezinha Silva, coordenadora da pesquisa e do Grupo Transverso.

 A professora Terezinha ressaltou alguns avanços observados na cobertura jornalística sobre o tema a partir da  Lei nº 13.104/2015, que reconheceu o feminicídio como um homicídio qualificado que envolve violência de gênero. Pontuou, no entanto, que ainda predomina uma lógica que prioriza a quantidade de matérias em vez da qualidade da cobertura.

A matéria foi publicada entre os destaques da capa da Agência Brasil e pode ser acessada em seu site