Palestra “A Banalidade da Mentira na Sociedade do Pós-Facto” com Professor João Figueira

18/05/2023 07:44

PPGJOR convida para a palestra “A Banalidade da Mentira na Sociedade do Pós-Facto” do Professor João Figueira.

O professor João Figueira é doutor em Ciências da Comunicação e professor de Jornalismo na Universidade de Coimbra, onde também dirigiu o Mestrado em Jornalismo por muitos anos. Autor de vasta bibliografia publicada no Brasil, Espanha, Reino Unido e Portugal tem entre os seus principais interesses temas como “Jornalismo, democracia e populismos”, “Desinformação e fake news” e “História do Jornalismo”.

Além de sua notável carreira acadêmica, Figueira também possui sólida experiência jornalística, tendo atuado nessa área por cerca de duas décadas. Em 2006, ele direcionou seu foco para a atividade acadêmica, contribuindo significativamente para o campo da comunicação.

A palestra é uma oportunidade única de refletir sobre a banalidade da mentira em nossa sociedade contemporânea, onde fatos e informações muitas vezes são distorcidos ou ignorados. Nesse contexto de pós-facto, torna-se crucial compreender os desafios enfrentados pela imprensa, bem como os impactos da desinformação e das fake news.

👉 O que: Palestra “A Banalidade da Mentira na Sociedade do Pós-Facto”
👉 Com: João Figueira – Professor de Jornalismo da Universidade de Coimbra
👉 Quando: 22 de maio – 9h30