Crises da política, comunicação e democracia em debate

23/08/2023 15:49

Professor João Pissarra Esteves, da Universidade Nova de Lisboa, participa de eventos que discutem a temática e o pensamento contemporâneo de Habermas

As novas formas de tensões e contradições entre comunicação, política e democracia são o tema de duas atividades na UFSC do professor João Pissarra Esteves, da Universidade Nova de Lisboa (UNL), nos dias 5 e 6 de setembro.

No dia 5, às 9 horas, no Auditório Henrique Fontes, no CCE, Esteves ministra a conferência Crises entre democracia, política e a comunicação pública, evento que também será a aula magna do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) e é uma atividade conjunta com o Programa de Pós Graduação de Sociologia e Ciência Política (PPSCP).

No dia 6, às 14h, no Auditório do Bloco E do CFH, o professor Esteves participará do debate Esfera pública e a perspectiva contemporânea de Habermas, promovido pelos programas de pós-graduação em Jornalismo, Sociologia e Ciência Política e Filosofia da UFSC. Além do professor Esteves, participarão do debate os professores Denilson Werle (UFSC) e Emil Sobottka (PUC-RS).

Vinculado ao Departamento de Ciências da Comunicação da UNL, o professor Esteves desenvolve pesquisas especialmente nas áreas de Sociologia da Comunicação, Comunicação Política, Estudos dos Media e do Espaço Público. Sua produção científica relevante o aproximou da comunidade cientifica brasileira a partir dos anos 90, ministrando cursos, publicando e contribuindo na formação de doutorandos e na orientação de pós-doutoramento.

Esteves é autor e organizador de obras fundamentais para o campo da comunicação social e política, especialmente: Comunicação Política e Democracia (2019); Sociologia da Comunicação (2016); Comunicação e Sociedade: os efeitos sociais dos meios de comunicação de massa (2009); Comunicação e Identidades Sociais: diferença e reconhecimento em sociedades complexas e culturas pluralistas (2008); A Ética da Comunicação e os Media Modernos: legitimidade e poder nas sociedades complexas (2007), e Espaço Público e Democracia: comunicação, processos de sentido e identidades sociais (2003).

O professor está no Brasil como visitante junto ao PPGCOM/UFRGS, de acordo com o edital PRINT/CAPES/UFRGS, com o objetivo de desenvolver atividades relacionadas ao ensino e à pesquisa na área de conhecimento comunicação pública e política, sob a coordenação do grupo de pesquisa do CNPq Núcleo de Comunicação Pública e Política, do qual também integram professores da UFSC.

Resumo da programação:

05.09 – 9h-12h

Auditório Henrique Fontes – CCE

Conferência: Crises entre democracia, política e a comunicação pública

06.09 – 14h-17h

Auditório do Bloco E – CFH

Debate: Esfera pública e a perspectiva contemporânea de Habermas.