Professora Fabiana Piccinin palestra sobre o papel da imprensa na cobertura internacional nas redes sociais

28/08/2023 22:00

No último sábado, dia 26 de agosto, a professora Fabiana Piccinin participou do IV Mini UFSCMun, evento organizado pelos alunos do Curso de Relações Internacionais da UFSC, que simula reuniões da ONU e suas Assembleias Gerais.

A professora conversou com os alunos sobre sobre o papel da imprensa nas coberturas internacionais, bem como o trabalho do correspondente que deve ser pautado pela empatia e respeito à alteridade , para combater, sobretudo, preconceitos e estereótipos.

Nesta edição do IV Mini UFSCMun, estiveram na mesa de negociação os “líderes” dos países envolvidos com dois Comitês: o de Desarmamento das Nações Unidas, que discutiu o problema das Guerras Cibernéticas, e o da Organização para Cooperação de Xangai, que pôs em tratativas a questão dos refugiados, especialmente nos países da Ásia. A partir do debate promovido sobre estes temas pelos representantes mundiais, a professora propôs um planejamento de cobertura para as redes sociais Instagram e Twitter.

Para outubro, os alunos preparam o VI UFSCMun que será a mimetização de uma Assembleia Geral da ONU. E mais uma vez são esperados alunos de Relações Internacionais e de Jornalismo para reunião, que terá como pauta disputas de poder e territórios em uma perspectiva geopolítica.