PPGJOR participa com destaque do 19º Encontro da SBPJOR

08/11/2021 08:31

Começa amanhã, 9, e vai até sexta, 12, a 19ª edição do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, promovido pela associação dos cientistas da área, a SBPJOR.

Maior evento brasileiro sobre estudos do jornalismo, o congresso oferece uma intensa programação com conferências, debates, reuniões de trabalho, lançamento de livros, premiações e relatos de pesquisa. Como partes do congresso acontecem também o 11º Encontra de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJOR) e o Seminário de Pós-Graduação em Jornalismo (PosJor). Como já é tradicional, o PPGJOR participa em peso e mais de 40 pesquisadores atuam, liderando diversas atividades. O evento é realizado integralmente de forma remota, devido à pandemia.

Confira as participações previstas de nossos professores, mestrandos, doutorandos e egressos:

Terça, 9

14 horas: as egressas do PPGJOR Ingrid Cristina dos Santos e Ana Paula Lückman participam da cerimônia de entrega do 16º Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. Ingrid ganhou menção honrosa na categoria Mestrado e Ana Paula venceu na categoria Doutorado. Nilson Lage, um dos fundadores do PPGJOR receberá postumamente o prêmio na categoria Sênior.

14h30: professor Samuel Pantoja Lima é um dos expositores no tributo que a SBPJOR e a comunidade científica farão a Nilson Lage, com depoimentos de amigos e familiares.


Quarta, 10

9 horas: professor Eduardo Meditsch é um debatedores na mesa “O Jornalismo como forma de conhecimento: o legado de Adelmo Genro Filho”, junto ao ex-ministro da Educação, das Relações Institucionais e da Justiça, Tarso Genro, e ao ex-presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais, Pedro Osório. Mediação do egresso do PPGJOR e professor da UEPG, Felipe Pontes.

14 horas: sessões livres

Elias Dos Santos apresenta o trabalho “Afinal, o que é a polarização no discurso jornalístico? Uma busca sobre os sentidos nos editoriais de O Estado de S. Paulo” na sessão livre “Jornalismo, política e desinformação”

Juliana de Amorim Rosas apresenta o trabalho “Domínios da crítica e deliberação nos veículos noticiosos alemães Die Zeit e Der Spiegel” na sessão livre “Fundamentos teóricos do jornalismo”

Gabriela Bregolin Grillo apresenta o trabalho “Qual é o lugar da emoção nas teorias do jornalismo?” na sessão livre “Fundamentos teóricos do jornalismo”

Camila Collato apresenta o trabalho “Jornalismo Ambiental: da construção da natureza à construção de um saber ambiental” na sessão livre “Jornalismo especializado”

Silvio da Costa Pereira coordena a sessão livre “Narrativas e coberturas jornalísticas”

14 horas: sessões coordenadas das redes

Karina Woehl de Farias, Arnaldo Zimmermann e os professores Eduardo Meditsch e Valci Zuculoto participam da mesa “Panorama contemporâneo do radiojornalismo brasileiro”, promovida pela Radiojor

Samuel Pantoja Lima e Vinicius Bressan Ferreira participam da mesa “Alternativas do jornalismo”, promovida pela Retij

19 horas: pesquisadores participam da Assembleia ordinária dos associados da SBPJor para eleição da nova diretoria. O professor Samuel Pantoja Lima lidera a chapa única neste ano.

19 horas: professora Valci Zuculoto e Juliana Gobbi Betti ministram a oficina “História das Mulheres no Radiojornalismo”


Quinta, 11

8h30: professores Rogério Christofoletti, Raquel Ritter Longhi, Jacques Mick, Cárlida Emerim e Samuel Pantoja Lima participam do 8º Seminário da Pós-Graduação em Jornalismo (PosJor)

14 horas: sessões livres

Criselli Montipó apresenta o trabalho “Práxis de repórteres: percepções sobre cidadania e direitos humanos na atuação jornalística” na sessão livre “Fundamentos da práxis jornalística”, coordenada por ela.

Lívia de Souza Vieira apresenta com Moreno Osório o trabalho “Uma reflexão sobre o método da curadoria a partir da newsletter Farol Jornalismo” na sessão livre “Condições de trabalho e alternativas ao jornalismo”, coordenada por ela.

Raphaela Xavier de Oliveira Ferro apresenta o trabalho “A narração esportiva em laboratórios do curso de Jornalismo: registros de experiências de mulheres” na sessão livre “Jornalismo e Esporte”

14 horas: sessões coordenadas das redes

Paulo Santhias e Nayane Cristina de Britto participam da mesa “Dimensões e especificidades do radiojornalismo brasileiro”, promovida pela Radiojor


Sexta, 12

9 horas: 11º JPJOR

Ana Paula Lückman coordena a sessão “Jornalismo, narrativa e produção de sentido 1”

Dairan Paul coordena a sessão “Jornalismo, narrativa e produção de sentido 3”

Professora Stefanie Carla da Silveira apresenta com Raisa Gosch o trabalho “O conceito de jornalismo independente no contexto dos nativos digitais brasileiros” na sessão “Fundamentos teóricos e questões profissionais”

Lynara Ojeda de Souza coordena a sessão “Trabalho jornalístico e rotinas produtivas 2”

Leopoldo Neto coordena a sessão “Jornalismo, rotinas produtivas e política”

9 horas: professores participam das reuniões das redes de pesquisa: Jortec, Telejor, Renoi, Radiojor e Retij

14 horas: sessões livres

Juliana Bezerra apresenta o trabalho “O jornalismo profissional das periferias e favelas brasileiras: a experiência de Brasis” na sessão livre “Estratégias jornalísticas de produção de sentido”.

Thais Araujo e professora Maria Terezinha da Silva apresentam o trabalho “Representações sociais das pessoas com deficiência em notícias do portal G1” na sessão livre “Jornalismo, produção de sentido e violência”

Lynara Ojeda de Souza apresenta o trabalho “Pistas para entender a abordagem jornalística sobre direitos humanos de crianças e adolescentes em situação de rua durante a pandemia” na sessão livre “Jornalismo, produção de sentido e violência”

Kalianny Bezerra de Medeiros e Vitória Peraça Ferreira apresentam o trabalho “Jornalismo e desinformação: uma revisão sistemática sobre a interface entre os temas nos anais do Intercom, SBPJor e Compós entre 2015 e 2020” na sessão livre “Teoria e ética do jornalismo”

Felipe Simão Pontes apresenta o trabalho “Alfred Schultz e o jornalismo” na sessão livre “Teoria e ética do jornalismo”

Barbara Maria Popadiuk e Daiane Bertasso apresentam o trabalho “Alternativas de cobertura jornalística posicionamentos editoriais de portais feministas e com perspectiva de gênero” na sessão livre “Jornalismo, gênero e questões étnicas”

Fernanda Nascimento apresenta o trabalho “Ideologia de gênero como pânico moral: notas sobre a mídia nas pesquisas sobre os movimentos antigênero” na sessão livre “Jornalismo, gênero e questões étnicas”

14 horas: sessões coordenadas

Silvio Costa Pereira participa e coordena a sessão coordenada “Jornalismo Visual” com o trabalho “Por uma compreensão ampliada da imagem na formação dos jornalistas”, assinado com Rafaella Peres

14 horas: sessões coordenadas das redes

Professoras Raquel Ritter Longhi e Stefanie Carlan da Silveira, Alessandra Natasha Costa Ramos, Marcelo Barcelos, Lia Pagoto e Ana Carla Pimenta participam da mesa “Jornalismo Transmídia: conceitos, metodologias e interfaces”, promovida pela Jortec

Alvaro Bufarah Junior participa da mesa “Reconfigurações do radiojornalismo na atualidade”, promovida pela Radiojor

Professor Rogério Christofoletti e Ébida Santos participam da mesa “Liberdade de expressão, jornalismo e democracia”, promovida pela Renoi

Professora Cárlida Emerim participa da mesa “Respeito e desrespeito aos Direitos Humanos nas narrativas telejornalísticas”, promovida pela Telejor

Tags: ciênciaegressosEventosmestrandos e doutorandosprofessoresSBPJOR 2021

Nephijor oferece minicurso na Sepex

15/10/2020 11:44

A professora Raquel Longhi é uma das responsáveis pelo minicurso Produção de conteúdo jornalístico e documental em 360º, que acontece em 22 de outubro na 18ª Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC, a Sepex, que este ano será 100% online. A atividade começa às 16 horas e terá ainda a participação da pesquisadora Marina Oliveto, da Universidade Lusófona (Portugal), co-orientada por Raquel. O minicurso é uma oferta do Nephijor, grupo de pesquisa ligado ao PPGJOR, e seu objetivo é divulgar o cenário atual da produção de conteúdos em 360º no ciberjornalismo e as tecnologias de captação e de visualização dessas imagens além de mostrar como se dá a produção de conteúdos em 360º.

Durante o minicurso, serão abordados os conceitos sobre jornalismo imersivo, produção de conteúdo online e o uso do formato documental no jornalismo; exemplos práticos de conteúdos produzidos no Brasil e no mundo, analisando as técnicas jornalísticas empregadas na construção do material; técnicas para captação de imagens 360º e os passos para a construção do conteúdo e as formas de publicação usando o formato.

Todas as 15 vagas abertas foram rapidamente preenchidas, informam as ministrantes.

Tags: grupos de pesquisanephijorprofessoresSepex

Democracia e liberdade de expressão em debate na Udesc

24/08/2020 10:25

Alunos do curso de Administração Pública da Udesc promovem a partir de hoje a sua 5ª Semana Acadêmica, evento que vai debater temas importantes como democracia, direitos humanos, liberdade de expressão, administração pública, governança e eleições municipais na pandemia.

Pela primeira vez, a semana acontece por meio de lives pela internet, de hoje (24) a quinta (27), sempre das 19h30 às 21h30 no canal do YouTube do Centro Acadêmico Cinco de Julho (Cacij). O professor do PPGJOR Rogério Christofoletti é um dos convidados do debate de amanhã, 25, quando se discutem democracia e liberdade de expressão. A professora Letícia Cesarino (Ciências Sociais/UFSC) e os advogados especializados em fake news e tecnologia Caio C.V. Machado e Isadora Dantas também participam, com moderação de Iuri Barcellos.

O evento é gratuito e aberto. A programação completa pode ser conferida aqui.

Tags: Eventosprofessores

Raquel Longhi participa da abertura do Seminário de Pesquisa na Uninter

16/07/2020 11:40

A professora do PPGJOR Raquel Longhi participa, junto com o professor Eneus Trindade (USP), da mesa de abertura do 5º Seminário de Pesquisa em Comunicação da Uninter, hoje, 16, a partir das 19 horas. Raquel falará sobre suas pesquisas dentro do tema do seminário, “Ajustamentos comunicativos em tempos incomuns”. A mediação será da professora Mônica Fort (Uninter/UTP), e haverá transmissão pelo YouTube, no link: https://youtu.be/CWtGcFJhTow

O seminário é realizado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade, ligado aos cursos de Jornalismo e Publicidade, com apoio da Coordenação de Pesquisa da Uninter. São 60 trabalhos inscritos, divididos em dois grupos de trabalho (GTs).

A programação completa pode ser conferida no site do evento em https://seminariouninter.wixsite.com/comunicacao

Tags: EventosPPGJorprofessores

Professor do PPGJOR discute comunicação pública e COVID-19

01/07/2020 13:00

O professor do PPGJOR Carlos Locatelli e a professora Maria Helena Weber (PPGCOM/UFRGS) são os convidados da nona live do projeto INCTDD Na Rede, debatendo com o professor Emerson Cervi (PPGCOM /UFPR) a comunicação pública em tempos de COVID-19.

O evento é amanhã, 2, às 19 horas, e pode ser acompanhado pelo canal https://www.youtube.com/INCTDD . O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital reúne mais de 50 centros de pesquisa dentro e fora do Brasil, é coordenado pelo professor Wilson Gomes e sediado na Universidade Federal da Bahia.

Tags: coronavírus; saúde; prevenção; UFSCprofessores

Professor do PPGJOR debate comunicação na pandemia em evento internacional

22/06/2020 10:15

O professor Rogério Christofoletti, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, é um dos palestrantes convidados do 10º Colóquio Internacional do Doutorado em Comunicação, promovido pela Universidad Anáhuac de México, que acontece nesta quarta, 24.

O evento tem como tema “Nova normalidade: crises e incertezas diante de pandemias”, e terá a participação de pesquisadores da Alemanha, França, Polônia, México, e Brasil. Christofoletti é um dos painelistas na mesa sobre os impactos da pandemia sobre a pesquisa em Comunicação, apresentando um panorama da COVID-19 na produção brasileira e os desafios adicionais das crises econômica e política no país.

O 10º Colóquio Internacional da Universidad Anáhuac acontece pela internet, tem acesso gratuito mas as vagas são limitadas. Para participar, é necessário pedir acesso pelo e-mail rebeca.arevalo@anahuac.mx

O evento acontece das 12 às 20 horas, horário de Brasília.

Tags: coronavírus; saúde; prevenção; UFSCEventosinternacionalizaçãoprofessores

Pesquisadores do objETHOS participam de debate sobre ética e desinformação na pandemia

07/05/2020 08:53

Dois pesquisadores do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS), grupo de pesquisa do PPGJOR, são os próximos convidados do ciclo de debates online promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Amanhã, 8, Rogério Christofoletti (UFSC) e Sylvia Moretzsohn (UFF/Universidade do Minho) debatem “Ética jornalística e desinformação em tempos de pandemia”.

A discussão acontece a partir das 16h, no canal da SBPJor no YouTube e no perfil do Facebook. É possível enviar perguntas ao vivo para os debatedores.

Este é o segundo episódio do ciclo realizado pela Associação. No primeiro, as pesquisadoras Márcia Amaral (UFSM) e Roseli Fígaro (USP) discutiram as condições de trabalho dos jornalistas que cobrem a Covid-19. O debate está disponível na íntegra aqui.

Tags: coronavírus; saúde; prevenção; UFSC

Pós-graduandas do PPGJOR são selecionadas para Escola de Verão da Alaic

13/02/2020 09:01

Mais uma vez, estudantes do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC vão participar da Escola de Verão da Asociación Latino Americana de Investigadores de Comunicación (Alaic). A mestranda Alessandra Natasha Costa Ramos e as doutorandas Janaíne Kronbauer dos Santos e Nayane Cristina Rodrigues de Brito foram selecionadas para a sétima edição do evento que reúne pesquisadores e pós-graduandos de diversos países para minicursos, palestras, debates e vivências de aprimoramento de pesquisa.

Neste ano, a Escuela de Verano acontece de 2 a 6 de março na Facultad de Ciencias y Artes de la Comunicación da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), em Lima. A iniciativa tem como objetivo aperfeiçoar as pesquisas acadêmicas que estão em desenvolvimento por doutorandos e mestrandos, de modo a qualificar esses estudantes e promover um ambiente cooperativo e internacional.

A Escuela de Verano é uma promoção da Alaic e de uma rede de universidades do Chile, Bolívia, Uruguai, Venezuela, Argentina, Porto Rico e Brasil, entre as quais a UFSC.

As pós-graduandas participarão do evento com apoio parcial da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do PPGJOR.

Tags: alaicEscola de VerãoEventos

I Simpósio Catarinense de Pedagogia do Jornalismo

18/11/2019 10:59

I Simpósio Catarinense de Pedagogia do Jornalismo reúne doze professores/as de cinco Instituições de Ensino Superior para relatar experiências acerca de suas práticas docentes. O evento gratuito, a ser realizado entre os dias 19 e 22 deste mês, às 19h, terá estrutura de mesa de debates com três professores/as convidados/as por noite. Ele ocorrerá na sala 145 do bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Clique aqui!

O objetivo é proporcionar aos/às pós-graduandos/as  e graduandos/as o contato e a reflexão em relação à realidade das práticas pedagógicas no âmbito do ensino superior, especialmente quando da graduação em Jornalismo. Além disso, o evento visa promover a troca de conhecimentos acerca da docência entre pós-graduandos/as que já possuem experiência na área. Em razão disto, quatro destes/as realizarão a mediação das mesas de debates.
(mais…)

Palestra sobre Mídia e processos de criminalização abre a 9ª Jornada Discente

12/10/2019 08:57

A professora Marília de Nardin Budó realiza nesta segunda-feira, 14 de outubro, às 18 horas, a palestra “Mídia e processos de criminalização”, na abertura da 9ª Jornada Discente do PPGJor/UFSC. A atividade será realizada no auditório Henrique Fontes, Bloco B, do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC).

O evento tem por objetivo estimular o debate e intercâmbio científico entre discentes e docentes do PPGJor/UFSC. Divididos em mesas temáticas mediadas pelos professores, a Jornada conta com a apresentação de temas relacionados aos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos do Programa.

Para este ano, as mesas são: Tecnologias e inovações; Reportagem e ética jornalística; Jornalismo especializado; Cidadania e minorias; Teorias do jornalismo, crítica de mídia e valores profissionais; Jornalismo e práticas pedagógicas; Jornalismo e gênero; Rotinas produtivas no jornalismo.

Notícias a respeito do andamento do evento podem ser conferidas no site (http://jornadadiscenteppgjor.paginas.ufsc.br/) e nas redes sociais Facebook e Instagram .
(mais…)

  • Página 1 de 2
  • 1
  • 2