Professora do JOR e PPGJOR UFSC recebe Prêmio Luiz Beltrão – categoria Maturidade Acadêmica
A professora Valci Regina Mousquer Zuculoto, do Curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, é vencedora do 26º Prêmio Luiz Beltrão, na categoria Maturidade Acadêmica, concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) ao conjunto da obra de pesquisador(a) sênior que tenha obtido reconhecimento nacional e/ou internacional. Valci Zuculoto vai receber a premiação nesta próxima quarta-feira, dia 4 de setembro, a partir das 19h30, em cerimônia a ser realizada no Auditório do Bloco 7 da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú/SC, durante o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
O Prêmio Luiz Beltrão é promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) desde 1998 e tem quatro categorias: Maturidade Acadêmica. Liderança Emergente, Instituição Paradigmática e Grupo Inovador. As indicações de candidaturas, primeiramente, são feitas pela comunidade acadêmica das ciências da comunicação (não se restringe apenas aos associados da Intercom), dirigentes e colegiados dos cursos de comunicação (graduação e pós), institutos de pesquisa e outras entidades da área. Entre as candidaturas validadas conforme o regulamento da premiação, a escolha dos(as) vencedores(as) é feita por um colegiado, composto por ex-presidentes da Intercom, pelo atual presidente da entidade e por vencedores(as) em todos os anos do Prêmio Luiz Beltrão na Categoria “Maturidade Acadêmica”.
Valci Zuculoto, professora do Departamento de Jornalismo da UFSC há 34 anos, desde 1990, é jornalista por formação (UFRGS), Mestre e Doutora (PUCRS) e Pós-Doutora em Comunicação (UFRJ). Atual presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR), também coordena a Rede de Pesquisa em Radiojornalismo (RadioJor) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e a webemissora Rádio Ponto UFSC. É Conselheira da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), secretária de educação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e diretora do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC). Já atuou na Zero Hora, Rádio Gaúcha, Isto É, O Globo. Foi diretora da rádio FM Cultura/Porto Alegre. Autora de “A programação de rádios públicas brasileiras” e “No ar, a história da notícia de rádio no Brasil”, além de organizadora/coautora de várias outras publicações sobre rádio e jornalismo.
Entre outras premiações, já recebeu o Prêmio Luiz Beltrão da Intercom (2017), na categoria Liderança Emergente. Nesta edição do Prêmio Luiz Beltrão, é vencedor da categoria Liderança Emergente o professor Álvaro Bufarah Júnior, da Universidade Mackenzie (SP), que realizou seu pós-doutorado no PPGJOR UFSC em 2020, sob a supervisão da professora Valci Zuculoto. Os outros vencedores do Luiz Beltrão são: Categoria Instituição paradigmática para o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social; Categoria Grupo inovador para o Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais (GEMS) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)





Juliana Gomes é uma das finalistas do Prêmio Microfone de Ouro, da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, na categoria locutora apresentadora. A jornalista é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC e agora cursa o doutorado, orientada pela professora Valci Zuculoto.
A Universidade Federal de Santa Catarina estará bem representada na 23ª edição do Enejor, o Encontro Nacional do Ensino de Jornalismo, que acontece neste mês de abril em Goiânia. A doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC) Ivone Ananias dos Santos Rocha vai participar da mesa redonda “Ensinar a ensinar: a alfabetização midiática nos currículos de jornalismo”, que também contará com a participação da professora Leticia Barbosa Torres Americano, da Universidade Federal de Juiz de Fora ( UFJF) com a mediação da professora Dione Moura, da Universidade de Brasília e membro da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (UNB/Abej). A mesa será no dia 25, das 10h às 11h30 da manhã. Formada em Jornalismo, Ivone Rocha é mestra em políticas públicas, especialista em tecnologia da informação e mídia digital e também gestora de projetos de educomunicação.


