PPGJOR define indicados aos prêmios acadêmicos nacionais de teses e dissertações em Comunicação

05/04/2024 21:25

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC) definiu no final de fevereiro os cinco trabalhos acadêmicos do Curso de Jornalismo que vão representar a instituição em três dos principais prêmios nacionais promovidos pelo Ministério da Educação. São dois indicados ao Prêmio Compós de Teses e Dissertações, outros dois ao Prêmio Intercom de Teses e Dissertações e um ao Prêmio Capes de Tese, uma das mais altas distinções entre os prêmios da área científica.

Ao Prêmio Capes, a tese escolhida foi “A legitimidade social do jornalismo: intersecções entre Teorias do Jornalismo e Teorias Democráticas”, da estudante Marcionize Elis Bavaresco, orientada pelo professor doutor Carlos Augusto Locattelli.

Para a disputa do Prêmio Compós de Teses e Dissertações, a tese escolhida pelo PPOGJOR foi “Jornalistas em Aliança: Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional”, da estudante Jessica Gustafson Costa, com orientação das professoras Daiane Bertasso e Karina Janz Woitowicz.

Para concorrer entre as dissertações, foi indicado o trabalho “Jornalismo com perspectiva de gênero e eleições 2018: análise das coberturas jornalísticas dos portais Catarinas, Gênero e Número e Revista Azmina”, das estudantes Barbara Maria Popadiuk, orientada pela professora Daiane Bertasso.

Por fim, a comissão também definiu duas indicações do PPGJOR para concorrerem ao Prêmio Intercom de Teses e Dissertações. A tese escolhida foi: “Como o Jornalismo do interior de Santa Catarina absorveu o WhatsApp nas suas práticas e se tornou refém do aplicativo para distribuir sua produção durante a pandemia de Covid-19”, do estudante Ricardo Luiz Aoki, orientado pela professora Rita de Cássia Romeiro Paulino.

Já como dissertação, a comissão escolheu “O radiojornalismo pede passagem: a cobertura do desfile da Acadêmicos do Grande Rio no Carnaval 2022 pelas rádios Tupi, Roquette Pinto e Arquibancada”, do estudante carioca Anderson Luiz Condor Baltar, orientado pela professora Valci Regina Mousquer Zuculoto.

Os vencedores serão conhecidos até 12 de junho, e os prêmios serão entregues durante o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2024), em setembro, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú, Santa Catarina.