Professora do JOR e PPGJOR UFSC recebe Prêmio Luiz Beltrão – categoria Maturidade Acadêmica

02/09/2024 19:36

A professora Valci Regina Mousquer Zuculoto, do Curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, é vencedora do 26º Prêmio Luiz Beltrão, na categoria Maturidade Acadêmica, concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)  ao conjunto da obra de pesquisador(a) sênior que tenha obtido reconhecimento nacional e/ou internacional. Valci Zuculoto vai receber a premiação nesta próxima quarta-feira, dia 4 de setembro, a partir das 19h30, em cerimônia a ser realizada no Auditório do Bloco 7 da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú/SC, durante o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

O Prêmio Luiz Beltrão é promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) desde 1998 e tem quatro categorias: Maturidade Acadêmica. Liderança Emergente, Instituição Paradigmática e Grupo Inovador. As indicações de candidaturas, primeiramente, são feitas pela comunidade acadêmica das ciências da comunicação (não se restringe apenas aos associados da Intercom), dirigentes e colegiados dos cursos de comunicação (graduação e pós), institutos de pesquisa e outras entidades da área. Entre as candidaturas validadas conforme o regulamento da premiação, a escolha dos(as) vencedores(as) é feita por um colegiado, composto por ex-presidentes da Intercom, pelo atual presidente da entidade e por vencedores(as) em todos os anos do Prêmio Luiz Beltrão na Categoria “Maturidade Acadêmica”. 

Valci Zuculoto, professora do Departamento de Jornalismo da UFSC há 34 anos, desde 1990, é jornalista por formação (UFRGS), Mestre e Doutora (PUCRS) e Pós-Doutora em Comunicação (UFRJ). Atual presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR), também coordena a Rede de Pesquisa em Radiojornalismo (RadioJor) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e a webemissora Rádio Ponto UFSC. É Conselheira da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), secretária de educação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e diretora do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC). Já atuou na Zero Hora, Rádio Gaúcha, Isto É, O Globo. Foi diretora da rádio FM Cultura/Porto Alegre. Autora de “A programação de rádios públicas brasileiras” e “No ar, a história da notícia de rádio no Brasil”, além de organizadora/coautora de várias outras publicações sobre rádio e jornalismo.

Entre outras premiações, já recebeu o Prêmio Luiz Beltrão da Intercom (2017), na categoria Liderança Emergente. Nesta edição do Prêmio Luiz Beltrão, é vencedor da categoria Liderança Emergente o professor Álvaro Bufarah Júnior, da Universidade Mackenzie (SP), que realizou seu pós-doutorado no PPGJOR UFSC em 2020, sob a supervisão da professora Valci Zuculoto. Os outros vencedores do Luiz Beltrão são: Categoria Instituição paradigmática para o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social; Categoria Grupo inovador para o Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais (GEMS) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

Tags: 26premioluizbeltraointercom2024maturidadeacademicaSBPJor

Tutorial para realização das provas da Fase 2 do Processo Seletivo 2024 do PPGJOR/UFSC

03/05/2024 20:27

Os candidatos e candidatas às vagas de Mestrado e Doutorado do PPGJOR/UFSC devem seguir as seguintes as orientações para realizar a prova escrita:

A prova será submetida no mesmo sistema onde foram realizadas as inscrições para o Processo Seletivo (https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao).  A prova ocorre no dia 06 de maio, começa às 14 horas e você tem três horas e meia para concluir e inseri-la no sistema. Isto é, deve concluir a prova até as 17h30. Há uma tolerância de duas horas em caso de problemas técnicos ou de perda de conexão. Nenhuma prova será recebida depois das 19h30. Clique aqui para acessar o tutorial da prova.

Marcelo Canellas discute as narrativas jornalísticas nas velhas e novas mídias

30/04/2024 22:35

O jornalista Marcelo Canellas vai debater as narrativas jornalísticas nas velhas e novas mídias na próxima quinta-feira, dia 02/05, às 14h, como convidado da disciplina de Laboratório de Vídeo e Telejornalismo. Canellas é cronista, jornalista e documentarista e atuou por 33 anos como repórter especial de diversos programas da Rede Globo. Figura no ranking do portal Jornalistas & Cia como um dos 10 repórteres mais premiados de todos os tempos. Foi o primeiro e, por enquanto, o único brasileiro a receber o Prêmio Boerma/FAO concedido pelas Nações Unidas a jornalistas que se destacam no combate à fome no mundo. Recebeu das mãos do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez dois Prêmios Nuevo Periodismo e um Prêmio FORUM/FNPI concedidos pela fundação do famoso escritor colombiano em razão de reportagens sobre a fome no Brasil, sobre a biodiversidade do Cerrado e sobre o desmatamento na Amazônia. Atualmente publica conteúdo jornalístico para o Instagram todas as terças-feiras, além de produzir reportagens especiais para a Revista Piauí. A palestra, que integra as comemorações dos 45 anos do Curso de Jornalismo da UFSC e tem o apoio do Departamento de Jornalismo, do PPGJOR e do GENAJOR/CNPQ (Grupo de Estudos sobre Narrativas Audiovisuais Jornalísticas), vai ser exibida pela plataforma YouTube e é aberta a todos.

Seleção interna do PPGJOR das candidaturas ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior 2024 (PDSE/CAPES) – RESULTADO FINAL

29/04/2024 11:26

A Coordenação do Programa de Pós Graduação em Jornalismo, em consonância com o Edital Capes nº 06/2024, no uso de suas atribuições, torna público o resultado final da Seleção interna do PPGJOR de candidaturas ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior 2024 (PDSE/CAPES). Clique aqui!
Atenção: As candidaturas selecionadas no PPGJOR deverão fazer a inscrição no sistema Capes, de 2 a 16 de maio de 2024, para posterior homologação pela PROPG, conforme regramento e calendário previstos no Edital Capes nº 6/2024.