PPGJOR lança edital de bolsas Capes 2026

01/07/2026 08:15

A Comissão Permanente de Bolsas do PPGJOR/UFSC anuncia o lançamento do edital interno para avaliação, seleção e alocação de bolsas. Podem participar todas as pessoas matriculadas no Programa que sigam os critérios e atendam às condições exigidas.

Está prevista a distribuição de 12 bolsas de Doutorado e 9 de Mestrado, todas na modalidade Capes Demanda Social (Capes DS), com duração de 12 meses a partir de agosto deste ano.

As inscrições vão de 6 a 14 de julho, e todas as etapas e detalhes do processo podem ser consultadas no edital e nas normas específicas do PPGJOR sobre bolsasatividades complementares.

Tags: bolsas 2026

#Edital nº 15/PPGJOR/2026 – Resultado preliminar da 3ª Fase do Processo Seletivo

12/06/2026 07:43

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR)  da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no uso de suas atribuições, torna público o resultado preliminar da Terceira Fase do Processo Seletivo 2026. Acesse o edital aqui.

Eventuais pedidos de revisão devem ser apresentados até 15 de junho de 2026 por meio do email processoseletivo.ppgjor@contato.ufsc.br

Respostas aos pedidos de revisão serão encaminhadas até 19 de junho. O resultado definitivo da Terceira Fase será publicado em 22 de junho.

IMPORTANTE: A aprovação nesta fase e nas anteriores não significa aprovação imediata no Processo Seletivo, tendo em vista a necessidade de classificação de concorrentes, a disponibilidade de docentes para orientação e o número total de vagas ofertadas no Edital 09/PPGJOR/2026.  Lista de suplentes podem ser anunciadas, conforme previsto no edital.

Tags: Processo Seletivo 2026

Tutorial para realização das provas da Fase 2 do Processo Seletivo 2026 do PPGJOR/UFSC

28/04/2026 21:26

Os candidatos e candidatas às vagas de Mestrado e Doutorado do PPGJOR/UFSC devem seguir as orientações contidas no tutorial para realizar a prova escrita.

A prova será submetida no mesmo sistema onde foram realizadas as inscrições para o Processo Seletivo (https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao).  A prova ocorre no dia 06 de maio, começa às 14 horas e você tem até  três horas e meia para concluir e inseri-la no sistema. Isto é, deve concluir a prova até as 17h30. Há uma tolerância de duas horas  apenas para o caso de problemas técnicos ou de perda de conexão. Nenhuma prova será recebida depois das 19h30.

Clique aqui para acessar o tutorial da prova.

Tags: Processo Seletivo 2026

# Edital nº 11/PPGJOR/2026 – Resultado definitivo da 1ª Fase do Processo Seletivo

28/04/2026 16:32

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR)  da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no uso de suas atribuições, torna público o resultado definitivo da Primeira Fase do Processo Seletivo 2026.

Candidatas e candidatos devem conferir toda a listagem, pois alguns projetos foram realocados para outras linhas de pesquisa, visando a um melhor aproveitamento das propostas e disponibilidade de eventual orientação, em caso de aprovação em todas as etapas do processo seletivo.

Acesse o edital com o resultado definitivo aqui.

A Segunda Fase do Processo Seletivo – Prova de Conhecimentos Específicos – acontece no dia 6 de maio. Só poderão participar candidatas e candidatos que foram aprovadas (os) na Primeira Fase. Informações da etapa serão publicados neste site com antecedência.

Tags: Processo Seletivo 2026

# Edital nº 10/PPGJOR/2026 – Resultado preliminar da 1ª Fase do Processo Seletivo

22/04/2026 15:56

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR)  da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no uso de suas atribuições, torna público o resultado preliminar da Primeira Fase do Processo Seletivo 2026.

Candidatas e candidatos devem conferir toda a listagem, pois alguns projetos foram realocados para outras linhas de pesquisa, visando a um melhor aproveitamento das propostas e disponibilidade de eventual orientação, em caso de aprovação em todas as etapas do processo seletivo.

Eventuais pedidos de revisão devem ser apresentados entre 22 e 24 de abril de 2026 pelo email processoseletivo.ppgjor@contato.ufsc.br

A Comissão de Seleção dará respostas aos recursos até 28 de abril de 2026, dada em que o resultado final da Primeira Fase também será publicado no site do PPGJOR.

Acesse o edital com resultado preliminar aqui.

Tags: Processo Seletivo 2026

Professor do PPGJOR abre o semestre na UFPR

01/04/2026 09:50

Crédito: João Damasceno

O professor Rogério Christofoletti ministrou a aula magna de início de semestre letivo para estudantes da graduação, mestrado e doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A convite do PPGCOM, Christofoletti falou sobre integridade científica e dilemas éticos na pesquisa em Comunicação.

O evento foi na noite de ontem (31) no auditório do Departamento de Comunicação (Decom), e Christofoletti apresentou um conjunto de questionamentos éticos que podem auxiliar pesquisadoras e pesquisadores nas diversas etapas de uma investigação científica. Também foram abordados temas como o uso de Inteligência Artificial Generativa na coleta e interpretação de dados, e o novo sistema de avaliação ética por pares em construção no país.

Tags: Eventosprofessores

EDITAL Nº 06/PPGJOR/2026 RESULTADO DEFINITIVO DO PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS REMANESCENTES DOUTORADO

19/03/2026 07:00

A Comissão Permanente de Bolsas, instituída pela Portaria nº 03/PPGJOR/2026, no uso de suas atribuições e tendo em vista a Norma Interna Específica N.º 01/PPGJOR/2025, a Portaria n.° 76/CAPES/2010, a Resolução N° 40/CPG/2010, a Portaria Conjunta CAPES-CNPq N° 01/2010, a Resolução Normativa N° 145/2020/CUN/UFSC, Resolução Normativa No 3/2023/CPG/UFSC a Portaria CAPES nº 79, de 28 de abril de 2023 e a Portaria CAPES nº 133, de 10 de julho de 2023 torna público o RESULTADO FINAL E DEFINITIVO do processo de avaliação e de seleção para alocação de bolsas remanescentes a alunos do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC).

Confira o Edital nº 06/PPGJOR/2026.

Tags: Bolsas remanescentes

Última semana para inscrições da Seleção 2026 no PPGJOR

18/03/2026 08:19

Termina no próximo dia 25 de março o prazo de inscrições para o Processo Seletivo 2026 no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. A seleção tem três etapas – avaliação de projetos, prova escrita e entrevista – e todas serão realizadas a distância, sem cobrança de nenhuma taxa.

São oferecidas sete para Mestrado e nove para Doutorado, totalizando 16 vagas públicas. Metade delas é destinada a Ações Afirmativas para quatro grupos sociais: pessoas negras (pretas, pardas) quilombolas e indígenas, pessoas com deficiência, pessoas trans e pessoas refugiadas.

O PPGJOR é um programa de referência nacional nos estudos de jornalismo, e está em funcionamento desde 2007. São três linhas de pesquisa, sete grupos de investigação, e 16 docentes dedicados. Para cursar o Mestrado, podem se inscrever pessoas diplomadas com graduação plena em qualquer área e, para o curso de Doutorado, pessoas com Mestrado em qualquer área.

Leia o edital com todas as informações aqui.

Tags: Processo Seletivo 2026