Internacionalização da Conscientização: Estudo sobre Feminicídios é Destaque em Seminário de Grenoble

17/04/2024 15:35

A professora Terezinha Silva, do PPGJOR/UFSC, participou de um seminário de pesquisa do GRESEC, na Université Grenoble Alpes, na França, discutindo a cobertura de feminicídios no Brasil pós-Lei nº 13.104/2015. Ela destacou a pesquisa do grupo Transverso, analisando sete anos de cobertura jornalística em Santa Catarina.

Abordou avanços da Lei do Feminicídio, como maior rigor na responsabilização dos agressores e construção de estatísticas para políticas públicas. Apesar dos progressos, ressaltou desafios na elaboração de políticas e engajamento da sociedade, incluindo os meios de comunicação.

A cobertura jornalística pode melhorar com maior diversidade de fontes e compreensão das raízes da violência de gênero. O seminário, organizado pelas professoras Roselyne Ringoot e Chloë Salles, envolveu estudantes de jornalismo de Grenoble e doutorandos do GRESEC.

A pesquisa do Transverso, apoiada pela UFSC e Fapesc, continua mesmo após sua conclusão formal, sendo tema do pós-doutorado da professora Terezinha. Ela busca internacionalizar a pesquisa, estabelecer cooperações e reafirmar a qualidade da pesquisa brasileira.

Debate no Dia do Jornalista na UFSC: 45 anos do JOR e as transformações no mundo do trabalho

10/04/2024 08:28

Em celebração ao Dia do Jornalista, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove um debate especial com destacados profissionais da área. O Departamento, o Curso e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC têm a honra de convidar para a primeira rodada de Debates 45 anos do JOR: As transformações do mundo do trabalho.

O evento contará com a participação de renomados jornalistas sindicais, incluindo Celso Vicenzi, Fábio Bispo, Sérgio Murillo e Valmor Fritsche. Eles irão compartilhar suas experiências e insights sobre a evolução da carreira jornalística ao longo das décadas, o papel crucial dos sindicatos nas lutas históricas da categoria em Santa Catarina e no Brasil, além de discutir as perspectivas futuras da profissão.

O debate está agendado para amanhã, dia 11 de abril, às 9h, no Auditório Henrique Fontes, localizado no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. O evento é aberto ao público e gratuito, sendo direcionado a alunos de graduação e pós-graduação, ex-alunos, profissionais da imprensa e professores. É uma oportunidade imperdível para refletir sobre o papel do jornalista na contemporaneidade e para entender o panorama atual da profissão.

Participe e prestigie este importante momento de discussão e reflexão sobre o jornalismo!

Doutoranda do PPGJOR representa a UFSC no 23º Enejor em Goiânia

09/04/2024 10:18

A Universidade Federal de Santa Catarina estará bem representada na 23ª edição do Enejor, o Encontro Nacional do Ensino de Jornalismo, que acontece neste mês de abril em Goiânia. A doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC) Ivone Ananias dos Santos Rocha vai participar da mesa redonda “Ensinar a ensinar: a alfabetização midiática nos currículos de jornalismo”, que também contará com a participação da professora Leticia Barbosa Torres Americano, da Universidade Federal de Juiz de Fora ( UFJF) com a mediação da professora Dione Moura, da Universidade de Brasília e membro da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (UNB/Abej). A mesa será no dia 25, das 10h às 11h30 da manhã. Formada em Jornalismo, Ivone Rocha é mestra em políticas públicas, especialista em tecnologia da informação e mídia digital e também gestora de projetos de educomunicação.

 

PPGJOR define indicados aos prêmios acadêmicos nacionais de teses e dissertações em Comunicação

05/04/2024 21:25

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC) definiu no final de fevereiro os cinco trabalhos acadêmicos do Curso de Jornalismo que vão representar a instituição em três dos principais prêmios nacionais promovidos pelo Ministério da Educação. São dois indicados ao Prêmio Compós de Teses e Dissertações, outros dois ao Prêmio Intercom de Teses e Dissertações e um ao Prêmio Capes de Tese, uma das mais altas distinções entre os prêmios da área científica.

Ao Prêmio Capes, a tese escolhida foi “A legitimidade social do jornalismo: intersecções entre Teorias do Jornalismo e Teorias Democráticas”, da estudante Marcionize Elis Bavaresco, orientada pelo professor doutor Carlos Augusto Locattelli.

Para a disputa do Prêmio Compós de Teses e Dissertações, a tese escolhida pelo PPOGJOR foi “Jornalistas em Aliança: Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional”, da estudante Jessica Gustafson Costa, com orientação das professoras Daiane Bertasso e Karina Janz Woitowicz.

Para concorrer entre as dissertações, foi indicado o trabalho “Jornalismo com perspectiva de gênero e eleições 2018: análise das coberturas jornalísticas dos portais Catarinas, Gênero e Número e Revista Azmina”, das estudantes Barbara Maria Popadiuk, orientada pela professora Daiane Bertasso.

Por fim, a comissão também definiu duas indicações do PPGJOR para concorrerem ao Prêmio Intercom de Teses e Dissertações. A tese escolhida foi: “Como o Jornalismo do interior de Santa Catarina absorveu o WhatsApp nas suas práticas e se tornou refém do aplicativo para distribuir sua produção durante a pandemia de Covid-19”, do estudante Ricardo Luiz Aoki, orientado pela professora Rita de Cássia Romeiro Paulino.

Já como dissertação, a comissão escolheu “O radiojornalismo pede passagem: a cobertura do desfile da Acadêmicos do Grande Rio no Carnaval 2022 pelas rádios Tupi, Roquette Pinto e Arquibancada”, do estudante carioca Anderson Luiz Condor Baltar, orientado pela professora Valci Regina Mousquer Zuculoto.

Os vencedores serão conhecidos até 12 de junho, e os prêmios serão entregues durante o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2024), em setembro, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

PPGJOR participa de pesquisa internacional sobre COVID-19

02/07/2020 08:12

O PPGJOR participará do projeto internacional de pesquisa “Análise e monitoramento automático do papel do jornalismo e das mídias em suas diferentes plataformas durante as fases da crise sanitária provocada pela Covid 19 em nove países das Américas, da Ásia e da Europa”. O objetivo do estudo é conceber e implementar estratégias para análise e monitoramento dos ciclos de atenção da mídia concedidos pelas plataformas tradicionais e redes sociais durante a cobertura da pandemia e sua relação com o papel do jornalismo na comunicação de crises de saúde.

Coordenado pela professora da PUC Valparaíso (Chile) Claudia Mellado Ruiz, o projeto será realizado no Brasil pela equipe que já coopera com Claudia na pesquisa comparativa internacional “Journalistic Role Performance”. Pelo PPGJOR, participam o professor Jacques Mick, as estudantes de doutorado Andressa Kikuti Dancosky, Lynara Ojeda e Tatiane Queiroz e a mestranda Olga Lopes. Atuam também na equipe brasileira a jornalista Natália Paris e doutoranda em Sociologia pela UFSC Raíssa Turci.

O projeto será financiado pela Agencia Nacional de Investigación y Desarollo, do Chile, e terá a participação de pesquisadores reconhecidos internacionalmente como Daniel Hallin, nos Estados Unidos, Cornelia Mothes, na Alemanha, e Mireya Márquez, no México. Além dos países já mencionados, participarão do estudo investigadores da Coréia do Sul, Espanha, Reino Unido e Japão.

O projeto vai comparar a relação entre o papel da mídia tradicional e das redes sociais durante a cobertura da COVID-19, os ciclos de atenção da mídia gerados em diferentes contextos geográficos e o impacto das medidas adotadas pelos diferentes setores da sociedade para enfrentar o problema. Além disso, pretende planejar e implementar uma estratégia para análise e monitoramento automáticos dos quadros e papeis de informação presentes nos diferentes ciclos de atenção da mídia gerados durante a cobertura da Covid 19, que permitam estimar conseqüências políticas, econômicas, de saúde, sociais e culturais desta e de outras pandemias. Por fim, objetiva-se implementar estratégias de treinamento de capital humano para comunicação de risco e crises de saúde.

A duração da pesquisa é estimada em um ano e o projeto permitirá intercâmbio de pesquisadores entre as instituições envolvidas.

Tags: coronavírus; saúde; prevenção; UFSCpesquisa em jornalismopesquisasprofessores