Valci Zuculoto assume a presidência da Alcar

30/08/2023 20:32

A professora Valci Zuculoto, do PPGJOR/UFSC, é a nova presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia (Alcar). A eleição se deu neste mês de agosto, em assembleia no XIV Encontro Nacional de História da Mídia, realizado na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ). Eleita por aclamação, a chapa “Tecer Histórias para (re) construir redes” terá um mandato de quatro anos, com exercício até 2027. O PPGJOR também está presente na diretoria com a professora Cárlida Emerim, que passa a integrar o Conselho Fiscal.

Dentre as principais propostas da nova gestão estão a ampliação e fortalecimento da rede de associados, a criação de um novo portal para a entidade, a amplificação dos canais de comunicação e a reorganização e uma melhor qualificação para a Revista Brasileira de História da Mídia, que atualmente está no qualis A4. Também está no escopo a expansão de projetos editoriais, de pesquisas coletivas e avanços na internacionalização da Alcar.

Uma novidade implantada foi a criação das comissões de assessoramento, que trabalharão articuladas com os diretores da entidade. Nestes colegiados, também se encontram vários pesquisadores do PPGJOR: os doutores Arnaldo Zimmermann, Juliana Gobbi e Karina Woehl de Farias e os doutorandos Raphaela Ferro e Anderson Baltar.