Professoras do PPGJOR apresentam trabalho e fazem visita técnica em Portugal

19/03/2024 15:37

As professoras do PPGJOR, Raquel Longhi e Fabiana Piccinin, estiveram em missão acadêmica durante o mês de janeiro em Portugal. A primeira atividade das docentes, em Lisboa, foi uma visita à Universidade Nova de Lisboa, onde foram recepcionadas pela pesquisadora Ana Marta Flores. Na oportunidade, os integrantes do Laboratório de Pesquisa Inova Media (LabMídia), coordenado por Ana Marta, do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia, (NEPHI/JOR), coordenado pela professora Raquel, e do (Grupo de Estudos sobre Narrativas Audiovisuais Jornalísticas (GENAJOR), coordenado pela professora Fabiana se reuniram para planejar as atividades acadêmicas deste ano. No encontro, que se realizou de forma presencial e remota, participaram pesquisadores do Brasil, Portugal e Espanha.

A segunda etapa da viagem aconteceu na cidade Braga, na Universidade do Minho, a XIII edição do SOPCOM, o Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, que este ano tinha como tema “Comunicação, Culturas e Comunidades”. Durante o evento, a professora Fabiana apresentou, no GT de Cinema, Televisão e Meios Audiovisuais, um trabalho fruto da pesquisa desenvolvida no Programa, intitulado “Novas demandas para o mesmo telejornal: análise da narrativa do JN no Facebook e Instagram”, enquanto a professora Raquel apresentou o trabalho “Narrativas plataformizadas. Como o jornalismo conta histórias no Tiktok” no GT de Jornalismo e Sociedade.

Também foram estabelecidas, durante o Congresso, algumas tratativas a respeito de futuras atividades entre o PPGJOR e a Faculdade de Filosofia, Comunicação e Informação da Universidade de Coimbra. Como parte dessa programação, na volta ao Brasil, a professora Fabiana participou, de forma remota, da banca de defesa da doutoranda Cátia Melissa Rodrigues Silveira, intitulada “Media e a construção identitária: A representação da identidade florianopolitana nos jornais regionais”.