Professor Marcus Kleuter, pesquisador da Universidade Técnica de Dortmund, estará na UFSC para realizar Colóquio entre Brasil e Alemanha

29/08/2023 13:46

Entre os dias 4 a 6 de setembro, o professor Marcus Kreutler, pesquisador do Instituto Erich Brost de Jornalismo Internacional da Universidade Técnica de Dortmund, estará presente na UFSC para realizar um Colóquio entre Brasil e Alemanha a fim de compartilhar experiências acadêmicas.

O professor é PhD em projetos transnacionais sobre mídias europeias e africanas publicadas em línguas iguais. O pesquisador analisou este tema a partir de três pares de jornais: em inglês do Reino Unido e África do Sul, em alemão da Alemanha e Namíbia e em português de Portugal e Angola.

Marcus Kreutler participa do projeto Probal: “Comunicação e Democracia: Responsabilidade da Mídia, Serviço Público de Mídia, Acesso à Internet e Direito à Informação na Alemanha e no Brasil”, iniciativa que conta com dois participantes do PPGJOR: o professor Rogério Christofoletti e a professora Rita Paulino. O Probal desenvolve uma abordagem abrangente para buscar a compreensão e as diversas intersecções entre Comunicação e Democracia na Alemanha e no Brasil. O projeto envolve pesquisadores de ambos os países comparando temas, incluindo iniciativas de pesquisa sobre responsabilidade da mídia, mídia de serviço público, acesso à internet e direito à informação na Alemanha e no Brasil. A cooperação entre Unesp, UnB, UFSC e  Universidade de Dortmund, nas áreas de mídia, informação e comunicação tem ocorrido desde 2014, com professores e pesquisadores alemães e brasileiros trabalhando de maneira coletiva nos dois lados do Atlântico.

O pesquisador também participa do projeto Mediadelcom, pesquisa Europeia sobre oportunidades e riscos para comunicação pública deliberativa. O projeto está no seu último ano e, dentre seus passos mais importantes, estão a criação de um modelo teórico e holístico de comunicação deliberativa para encontrar as variáveis relevantes ao resto do trabalho; pesquisa e produção de dois estudos de caso por cada um dos 14 países participantes no projeto: um estudo sobre capacidades de monitorização na área da mídia, e outro sobre eventos chaves e desenvolvimentos importantes entre 2000 – 2020; e realização de uma análise comparativa dos estudos de caso, com o objetivo final de chegar a recomendações para políticas de comunicação e de pesquisa.

O tema da cobertura jornalística de migração ainda é importante para o Instituto Erich Brost de Jornalismo Internacional, com atividades de pesquisa e treinamento de jornalistas, incluindo o UNESCO handbook.

Programação do evento:

Dia 04/09 – 14h: Palestra com Marcus Kreutler – “Riscos e chances para a comunicação deliberativa – Como avaliar a “saúde” da comunicação social. Auditório Henrique Fontes/CCE

Dia 05/09 – 14h:Apresentação do Projeto CEURS e dos NewsGames: Municipa2030 e Além das Fronteiras (Demo) (Aberta ao PPGJOR e PPGEGC). Sala Drummond/CCE , Bloco B

Dia 06/09 – 10h:Reunião aberta sobre agendas de pesquisa.
Convite os grupos de pesquisa do PPGJOR (Objethos, NephiJOr, Transverso, Girafa, GipTele e bate-papo com alunos e professores. Sala Drummond/CCE , Bloco B