Professora do PPGJOR discute desinformação e IA no jornalismo audiovisual

25/10/2023 16:58

No 2º Workshop Internacional “Desinformação e Inteligência Artificial: os (novos) cenários e dinâmicas socio-informativas”, Fabiana Peccinin discutiu sobre os perigos associados à IA, a partir de exemplos do jornalismo audiovisual. A professora debateu sobre “O cenário da informação líquida e a nova lógica do consumo informativo: a regulamentação e os modelos de verificação”. A participação da Fabiana está disponível no site do evento e pode ser acessada por meio do link https://youtu.be/NuRVeYHtpmQ.

Com o objetivo de promover o debate internacional sobre o papel dos jornalistas no contexto da Inteligência Artificial, o Workshop está sendo realizado entre os dias  23 a 27 de outubro. O evento é uma parceria entre a Universidade Fernando Pessoa (UFP), de Portugal, a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), a Universidade Santiago de Compostela (USC) e a Universidade de Vigo (UVIGO), ambas da Espanha. No Workshop, 25 palestrantes foram divididos em seis painéis para discutir sobre as relações entre a desinformação e a IA a partir de diversas perspectivas.