Professor do PPGJOR realiza missão na TU Dortmund

25/10/2023 21:40

Entre os dias 26 de outubro e 3 de novembro, o professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, Rogério Christofoletti, realiza uma missão de trabalho na TU Dortmund, Universidade Técnica Alemã. O professor vai participar de reuniões de trabalho da equipe, entrevistas, coleta de dados e de um seminário especial. Além disso, Christofoletti será um dos comentadores na Escola de Verão Democracia e Comunicação, evento que promove a discussão de pesquisas de mestrandos e doutorandos. Três estudantes do PPGJOR também participam da Escola de Verão, apresentando online seus projetos de pesquisa: Denise Lira, Wagner Concha e Jaine Araújo da Silva.

A missão de trabalho de Christofoletti faz parte do projeto “Communication and Democracy: Media Accountability, Public Service Media, Internet Access and the Right to Information in Germany and Brazil”, que reúne pesquisadores brasileiros e alemães. O projeto começou em 2020 e deve ser encerrado em 2024, tendo financiamento da Capes e do DAAD, o escritório alemão de incentivo à pesquisa. A professora Rita Paulino, coordenadora do PPGJOR, também faz parte do projeto e já realizou missão semelhante em 2022.

O projeto prevê eventos, publicações, mobilidade acadêmica e de docentes. A doutoranda do PPGJOR/UFSC, Kalianny Bezerra, está na TU fazendo doutorado-sanduíche, como parte deste projeto. O lado brasileiro da pesquisa conta com a UFSC, a UnB e a Unesp. O professor Danilo Rothberg, da Unesp, coordena o projeto no Brasil, e a professora Susanne Fengler, na Alemanha.