Denise Lira, pesquisadora do Nephi-Jor, participa da “Escola de verão – Comunicação e Democracia no Brasil e na Alemanha”

08/11/2023 17:49

No último dia 25 de outubro, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC), Denise Martins Lira, e integrante do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor), participou da “Escola de verão – Comunicação e Democracia no Brasil e na Alemanha”.

O evento é um espaço acadêmico de debate e reflexão oferecido pela equipe transnacional do projeto de pesquisa comparada “Comunicação e Democracia: responsabilização da mídia, serviço público de radiodifusão, acesso à internet e direito à informação na Alemanha e no Brasil”, apoiado pelo Programa de Cooperação Brasil e Alemanha (PROBRAL) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (CAPES/DAAD).

Apresentando a proposta de pesquisa “Revista Katapult: ilustrando pesquisas de Ciências Sociais em infográficos”, Denise buscou apresentar uma análise de conteúdos e peças infográficas criadas pela revista alemã Katapult, em seu formato online. Fundada em 15 de março de 2015, na cidade de Greifswald, no norte da Alemanha, a revista desenvolve gráficos simplificados e detalhados, baseados em estatísticas e estudos de trabalhos da área de Ciências Sociais, provindos da sua equipe editorial e de acadêmicos externos.

Para Denise, a participação na Escola de Verão foi essencial para ampliar seus conhecimentos e tirar dúvidas. “Durante o debate pude ter acesso a diferentes visões sobre o meu trabalho. Algumas delas serviram também como norteadoras para os próximos passos que auxiliarão na produção do trabalho. Espero participar de mais discussões como essas e amplificar estes espaços de debate” – finalizou.

O objetivo da “Escola de Verão Comunicação e Democracia no Brasil e na Alemanha” é dar oportunidade para que estudantes de mestrado e doutorado apresentem propostas de pesquisa para debate com pesquisadores das universidades envolvidas no projeto no Brasil: Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e na Alemanha: TU Dortmund. A iniciativa encoraja os pesquisadores a compartilharem abordagens e refletir sobre avanços teóricos e metodológicos com foco na responsabilização da mídia, serviço público de radiodifusão, acesso à internet e direito à informação na Alemanha e no Brasil.

Repost: NEPHI JOR