Mestrandos do PPGJor publicam capítulo no livro “Narrativas Midiáticas Contemporâneas: Inquietações diante do caos”
Os mestrandos Sebastião Junior e Luiz Henrique Zart assinam um dos capítulos do livro “Narrativas Midiáticas Contemporâneas: Inquietações diante do caos”, organizado por Demétrio de Azeredo Soster, Karina Gomes Barbosa e Mateus Yuri Passos. Lançada durante o 21º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, realizado de 8 a 10 de novembro, em Brasília, a obra é a sexta coletânea de artigos da Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami), ligada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
O capítulo de Sebastião e Zart, intitulado “A República em Vultos: uma análise sobre personagens do Governo Bolsonaro em reportagens de perfil da revista piauí”, busca compreender como se configuram os discursos construídos nos perfis de personagens do entorno bolsonarista publicados pela revista, e aponta como textos com estas características permitem à imprensa contextualizar melhor uma realidade caleidoscópica e caótica como a do governo anterior.
Sebastião destaca que foi uma “oportunidade ímpar” colocar um texto que surgiu do seu Trabalho de Conclusão de Curso em circulação para leitura, e não deixa-lo “em uma gaveta”. “Esta porta foi aberta pelo Luiz Henrique Zart, coautor, meu orientador na época em que desenvolvi a pesquisa, e hoje colega de pós-graduação. Fico feliz com o resultado, principalmente por ser publicado ao lado de referências do campo”, ressalta.
A edição, dividida em duas seções, conta com 21 capítulos de autores e autoras de todo o país, e é publicada pelas editoras SBPJor e Insular. A obra pode ser acessada e baixada gratuitamente pelo link: https://insular.com.br/produto/narrativas-midiaticas-contemporaneas-inquietacoes-diante-do-caos/