Professor do PPGJor da UFSC participa do 1º Qualijor Amazônia
Em dezembro de 2023, Belém é a capital brasileira da qualidade jornalística com a realização do 1º Qualijor Amazônia, simpósio nacional sobre o tema. O evento é um dos desdobramentos do projeto Índice de Credibilidade Jornalística (ICJOR), e acontece de 5 a 7 de dezembro nas dependências da Universidade Federal do Pará (UFPA), sob a coordenação da professora Ana Prado. Rogério Christofoletti, professor da Pós-graduação em Jornalismo da UFSC, vai palestrar no 3 Colóquio do Simpósio sobre o tema “Índice de credibilidade jornalística, um desafio para a inovação e a qualidade no jornalismo brasileiro”.
O simpósio será um espaço exclusivo para o debate sobre meios e práticas voltadas à promoção da qualidade no jornalismo, reunindo acadêmicos e profissionais, pesquisadores e empreendedores do jornalismo, sobretudo da Amazônia. De acordo com os organizadores, a realização do Qualijor Amazônia pode abrir diálogos e promover práticas que levem ao aperfeiçoamento e à inovação no jornalismo, e por consequência à qualificação do debate público. “Nada melhor do que iniciar essa discussão na região amazônica, foco do debate mundial e palco de tantos desafios de todas as ordens. A realização da COP-30, daqui a dois anos, em Belém, sinaliza que é mister ampliar a temática da qualidade da cobertura jornalística na e sobre a Amazônia”, complementa a professora Ana Prado.
Além de incentivar debates e apresentar resultados de pesquisa, o Qualijor Amazônia vai promover ações de sustentabilidade a partir da coleta de jornais, livros, revistas e materiais diversos que serão selecionados entre “doação” e “reciclagem”. Os de “doação” deverão ser endereçados a bibliotecas comunitárias e os de “reciclagem” destinados a cooperativas que beneficiam esses materiais e atuam prioritariamente nas redondezas da Universidade Federal do Pará. Todos os materiais de uso dos participantes, tais como copos, blocos de notas e outros serão confeccionados com insumos também oriundos da reciclagem.
Confira a programação
5 de dezembro
9h às 10 horas: Credenciamento e recepção dos participantes
10h00: Conferência 1 – Jornalismo de qualidade e os desafios para a manutenção da democracia brasileira, com o professor Danilo Rothberg (Unesp).
14h30: solenidade de abertura oficial: com autoridades locais
15h: Colóquio 1 – Desafios amazônicos para combater a desinformação, com a jornalista Viviane Tavares (Intervozes) e a Profa. Dra. Ana Prado (Facom/UFPA).
6 de dezembro
09h: Painéis 1-10 – Pesquisas em jornalismo dos programas de graduação e pós-graduação da Amazônia: apresentação de trabalhos por estudantes e pesquisadores
14h30: Painel 11 – Sustentabilidade dos meios independentes amazônicos, com as jornalistas , Kátia Brasil (Amazônia Real), Katarina Barbosa (Portal Samaúma) e profa. Regina Lima (Facom/UFPA)
16h30: Conferência 2 – Desafios para a transparência e a prestação de contas da mídia nacional: Rafiza Varão (UNB).
7 de dezembro
10h: Colóquio 2 – Comunicação científica na Amazônia, com a jornalista Joice Santos (Museu Paraense Emílio Goeldi), Kelvin Souza (Instituto Evandro Chagas).
14h: Colóquio 3 – Índice de credibilidade jornalística, um desafio para a inovação e a qualidade no jornalismo brasileiro, com os professores Josenildo Luiz Guerra (UFS) e Rogério Christofoletti (UFSC).
16h: Solenidade de encerramento com autoridades locais.
17h: Reunião executiva da rede de pesquisadores do Índice de Credibilidade Jornalística (ICJOR).
Abertura do evento no auditório setorial básico da UFPA
Repost do site “Credibilidade Jornalística”. Disponível em: https://credibilidade.paginas.ufsc.br/noticias/