Professora do PPGJOR lança coletânea sobre Caco Barcellos

02/01/2024 12:00

Em 2022, o jornalista Caco Barcellos completou 50 anos de profissão. Considerando a trajetória do profissional e suas contribuições ao Jornalismo Brasileiro, os três programas de pós-graduação específicos em Jornalismo do Brasil organizaram uma obra coletiva para evidenciar não só uma espécie de revisão de trajetória profissional associada a reflexão sobre o método de se fazer reportagem, resultando na obra Caco Barcellos 50 anos de jornalismo, lançado em e-book gratuito e versão impressa pela editora Insular, de Florianópolis, em dezembro de 2023.

A organização é da professora do PPGJOR Cárlida Emerim juntamente com os colegas Rafael Schoenherr, do PPG da Universidade Estadual de Ponta Grossa (POSJOR/UEPG), Sandra Moura e Joana Belarmino do PPG da Universidade Federal da Paraíba (PPJ-CCTA/UFPB).

O livro reúne seis capítulos acadêmico-científicos produzidos por onze pesquisadores em jornalismo de diferentes instituições de ensino superior, entre federais, estaduais e particulares, além de três depoimentos de colegas e parceiros de trabalho. As temáticas diversificadas mostram que ao tematizar o trabalho de Caco Barcellos nestes 50 anos foi possível debater de Direitos Humanos a trajetórias profissionais assim como o jornalismo investigativo na televisão sem, contudo, perder a complementação e o aprofundamento no conjunto das análises. O resultado é um livro para estudantes e pesquisadores, mas, sem dúvida, também para jornalistas. A coletânea está disponível em e-book com versão gratuita no site da editora Insular pelo endereço https://insular.com.br/produto/caco-barcellos-50-anos-de-jornalismo/