Professores e alunos do PPGJOR participam do VIII Media Ethics Conference

25/06/2024 21:05

O PPGJOR vai estar muito bem representado por seus professores e alunos no VIII Media Ethics Conference. Eles vão integrar as palestras e comunicações do evento que, nesta edição vai discutir a Ética da comunicação na viragem da inteligência artificial. O Media Ethics vai acontecer de 9 a 12 de julho de 2024, nos formatos presencial e on line, é organizado pela Universidade de Coimbra, de Portugal, e tem o apoio  da UFSC e da Universidad de Sevilla. Na abertura, na terça-feira, dia 09 de julho, o professor Rogério Christofoletti será Moderador da Conferência sobre “Ética, jornalismo e democracia, com o Professor Fernando Oliveira Paulino da Universidade de Brasília. No mesmo dia, a egressa Leoní Serpa apresenta o trabalho ‘The dilemmas of informational proximity in space issues between sources, disseminators and journalists”. Na quarta-feira, dia 10 de julho, as professoras Maria Terezinha da Silva, Daiane Bertasso e Fernanda Nascimento apresentam o trabalho “A machosfera no Brasil: desafios práticos e éticos para a cobertura jornalística da misoginia e ódio nas redes sociais”. No mesmo dia, a professora Rita Paulino e a aluna Francilene de Oliveira Silva apresentam o trabalho “Repensando a ética para o jornalismo em tempos de máquinas comunicadoras e inteligência artificial generativa”. Todas apresentações acontecerão de forma on line. No dia 11 de julho, quinta-feira, s alunas Raphaelle Christine Batista de Lima, Natália Huf e Kalianny Bezerra apresentam o trabalho “Reflexões sobre valores éticos no jornalismo: uma análise comparativa a partir do Perfil do Jornalista Brasileiro 2021. No dia 12 de julho, na sexta-feira, o professor Rogério Christofoletti integrará as discussões da Mesa-redonda “A formação em ética da comunicação (Portugal, Espanha, Brasil)”, enquanto a professora Rita Paulino e a aluna Ivone Ananias dos Santos Rocha apresentam o trabalho intitulado “A esfera pública, o jornalismo e a mídia digital no contexto dos ataques sofridos pela feminista Lola Aronovich” e o professor Jorge Kanehide Ijuim e a pesquisadora Sandra Madalena Barbosa da Luz apresentam o trabalho “Operação escudo e o palco de mortes: A colonialidade da paz como valor notícia em jornais de referência”. Estas apresentações acontecerão de forma presencial. A programação completa e a formas de apresentação pode ser conferida no link do evento.