Pesquisador do PPGJOR cumpre missão em Angola
O professor Rogério Christofoletti, do PPGJOR, passou uma semana em Angola para uma missão de trabalho prevista no projeto de pesquisa “Indução de Sistemas de Autorregulação Deontológica Jornalística em Espaços Afro-Iberoamericanos”. As atividades foram desenvolvidas nas cidades de Luanda, Viana, Talatona e Quilamba-Quiaxi.
Como coordenador do projeto, o docente cumpriu uma agenda de visitas e conferências na Universidade Jean Piaget de Angola (UniPiaget) e no Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), e ofereceu uma atividade formativa no Media Institute of Southern África (MISA). Na passagem pelo país africano, o professor realizou entrevistas com líderes de associações de jornalistas e também atendeu à mídia local.
“Nesta missão, pudemos entender melhor como os jornalistas angolanos se organizam como classe trabalhadora e como funcionam os órgãos de sua autorregulação deontológica, que são os focos da nossa pesquisa atual”, avaliou Christofoletti. Segundo o professor, a viagem também permitiu o estreitamento de laços que podem resultar em novas ações de cooperação técnica e acadêmica no âmbito do jornalismo em Angola.
A missão do Projeto Atlântico foi apoiada pelo CNPq, que também financia duas bolsas de doutorado e uma de pós-doutorado no exterior. Entre os resultados da pesquisa está um site que servirá de repositório de documentos sobre a ética jornalística nos seis países participantes (Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Moçambique e Portugal). O site já pode ser acessado em https://projetoatlantico.paginas.ufsc.br/






