Pesquisadores do PPGJOR participam da organização de e-book sobre campanhas e estratégias digitais nas eleições municipais de 2024
Organizado pelos professores Carlos Locatelli, do PPGJOR, Claudio Penteado (UFABC) e Emerson Cervi (UFPR), o livro digital Eleições Municipais 2024: Campanhas e Estratégias Digitais foi lançado no VIII Congresso internacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), que ocorreu entre 2 e 5 de dezembro na UFBA.
O e-book reúne 11 artigos produzidos por pesquisadores associados ao Instituto e que participam do GT Eleições. A produção editorial foi realizada pela pós-doutoranda e professora Suelyn da Luz, pela doutoranda Renatha Giordani e pelo mestrando Rafael Mafra, do PPGJOR/UFSC. Além da organização e produção editorial da coletânea, os pesquisadores também assinam dois capítulos.
Renatha e o professor Locatelli produziram o artigo “Microtargeting como estratégia de comunicação eleitoral dos candidatos à Prefeitura de São Paulo em 2024”, que discute o uso de técnicas de microtargeting digitais nas campanhas municipais paulistanas e evidencia a crescente centralidade das redes sociais na definição das estratégias de comunicação eleitoral.
No capítulo “Problemas públicos ainda importam? Enchentes na campanha digital de Rio do Sul (SC)”, Suelyn, Renatha, Rafael e Locatelli analisaram se as enchentes recorrentes no município são consideradas tema de interesse público e como aparecem nas agendas e narrativas das candidaturas à prefeitura, durante a campanha de 2024.
O livro é dividido em duas partes. A primeira reúne artigos com resultados de pesquisas voltadas às dinâmicas eleitorais, que se deram em ambientes digitais. E a segunda apresenta trabalhos que tratam das disputas políticas para além do universo digital. Para fazer download gratuito da obra, clique aqui.






