Doutorando do PPGJOR integra lista das 100 melhores fotos do ano com imagem da COP30
Uma das imagens registradas pelo doutorando Anderson Coelho durante a cobertura da 30ª Conferência das Partes (COP30), em Belém, foi selecionada pela revista Time como uma das 100 melhores fotografias de 2025. Anderson, que é orientando da professora Flávia Guidotti no PPGJOR, registrou o momento em que seguranças continham manifestantes indígenas e ativistas que tentavam acessar a Blue Zone – espaço oficial onde aconteceram as negociações entre países, a Cúpula de Líderes e as atividades diplomáticas organizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a COP30.

Anderson destaca a importância de registrar os conflitos e tensões em torno da crise climática a partir do território brasileiro, além do valor simbólico da imagem. “Policiais estrangulando indígenas em uma reunião onde eles deveriam estar sendo escutados como parte da solução do desastre climático na qual nós estamos vivendo é bem contraditório”, afirma o doutorando ao comentar a experiência de acompanhar a COP30 em Belém e ver parte da sua cobertura ganhando projeção internacional.
A Time é uma das revistas de informação mais influentes do mundo, conhecida pela cobertura de política internacional, ciência, cultura e por selecionar anualmente personalidades, ideias e imagens que marcaram o ano. Entre essas iniciativas editoriais está a lista das Top 100 Photos of 2025, em que a redação destacou cem fotografias consideradas especialmente impactantes e significativas do ponto de vista jornalístico, estético e histórico.






