Luiz Gonzaga Motta é o novo professor visitante do POSJOR

21/08/2013 14:05

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo conta a partir deste mês com um novo quadro em seu corpo docente. Assume a vaga de visitante o professor Luiz Gonzaga Motta, um dos mais importantes pesquisadores do jornalismo no país.

Desde a metade da década de 1980, Motta atuou na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), respondendo por diversas funções acadêmicas e administrativas na graduação e pós-graduação, aposentando-se em 2012 como professor titular.  Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968), Master of Arts em Jornalismo – Indiana University (1973), PhD em Comunicação de Massa – University of Wisconsin – Madison (1977), Luiz Gonzaga Motta é também pós-doutor pela Universidade Autónoma de Barcelona (2002/3).

Pesquisador em produtividade do CNPq, coordenou ou atuou como consultor para a Fundação Friederich Ebert, UNICEF e ANDI. Foi ainda vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e editor de sua revista, a Brazilian Journalism Research (BJR). Foi secretário nacional de Cultura do Ministério da Cultura, secretário Estado da Comunicação do Governo do Distrito Federal, e secretário de comunicação da UnB. Tem experiência nas áreas de linguagem do jornalismo, narrativas jornalísticas e processos cognitivos e simbólicos, mídia e política e comunicação para o desenvolvimento. Suas pesquisas atuais incluem teoria da notícia, narrativa jornalística e processos cognitivos e simbólicos, história do presente, mídia e política, qualidade da informação e narrativas de identidade nacional. É autor ou organizador de oito livros e publicou artigos no Brasil e no exterior.

No POSJOR, Motta terá atividades de ensino e coorientação, e dará sequência ao projeto de pesquisa “A construção política de uma identidade nacional na narrativa noticiosa da mídia brasileira”, que tem financiamento do CNPq.