Pesquisadora argentina oferece minicurso no POSJOR

07/05/2014 18:41

A profa. Dra. Patricia Fasano, da Universidade Nacional de Entre Ríos, oferece, junto ao POSJOR/UFSC, o minicurso “Metodologia da Pesquisa Científica – apresentação de duas etnografias da comunicação nos grupos populares da Argentina”, no total de 15 vagas. O minicurso, com 16 horas-aula – equivalentes a 1 (um) crédito – será de 19 a 22 de maio (segunda a quinta), das 8h20 às 12 horas, na sala 141 do Centro de Comunicação e Expressão. A matrícula para mestrandos do POSJOR será efetuada de 12 a 15 de maio via CAPG. Para alunos externos ao Programa em Jornalismo, a matrícula será na secretaria de seu curso de origem. Patricia Fasano é licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nacional de Entre Ríos e Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Patrícia Fasano é formada em Ciências da Informação junto à Universidade Nacional de Entre Ríos, Argentina, e Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Pesquisa sobre temas de Comunicação Social em grupos de pobreza urbanos com enfoque etnográfico e com perspectiva dialógica. Dede 2004 coordena a área de Comunicação Comunitária da Faculdade de Ciências da Educação da UNER, que em 2008 recebeu o Prêmio Presidencial à Educação Soolidária. Desenvolve projetos de extensão sobre comunicação comunitária em prisões, organizações sociais, escolas e outros âmbitos integrados por grupos populares. Publicou vários trabalhos sobre Comunicação em setores de pobreza, entre eles o livro “De boca en boca – el chisme en la trama social de la pobreza” e coordenou o livro “Construyendo comunidades…Reflexiones actuales sobre comunicación comunitária”. Ministra cursos de pós-graduação sobre Etnografia e Comunicação na Universidade Nacional de Entre Ríos e outras. De 2011 a 2013 coordenou a Licenciatura em Comunicação Social da UNER e atualmente dirige o projeto de pesquisa “De que falamos quando falamos de comunicação comunitária?”

Plano de ensino Mini-curso Metodologia de Pesquisa Etnográfica.

Leituras:

TESE FASANO