A produção jornalística em duas webradios públicas catarinenses: os casos da AL (Assembleia Legislativa) e da Rádio Ponto, do Curso de Jornalismo da UFSC

22/12/2014 10:29

Mestranda: FABÍOLA RAPHAELA THIBES

Orientador: Prof. Dr. Eduardo Meditsch

Banca Examinadora

Profa. Dra. Rita de Cássia Romeiro Paulino  (POSJOR/UFSC)

Profa. Dra.  Raquel Ritter Longhi (POSJOR/UFSC)

Prof. Dr. Ricardo Medeiros (Centro Universitário Estácio de Sá/SC)

Profa. Dra. Cárlida Emerim (POSJOR/UFSC)

Profa. Dra. Débora Cristina Lopez (Universidade Federal de Ouro Preto)

Dia: 18 de dezembro de 2014 – 14 horas

Sala 141 (1o. Andar, prédio A do Centro de Comunicação e Expressão)

RESUMO

O estudo analisa a produção radiojornalística em duas webradios públicas de Santa Catarina. Os objetos empíricos são a Rádio Ponto, do Curso de Jornalismo da UFSC, e a Rádio AL, da Assembleia Legislativa de SC. A análise compreende as rotinas de produção e a programação das duas webemissoras, verificando se há mudanças no processo de newsmaking das emissoras em relação ao radiojornalismo tradicional devido ao fato de terem transmissão exclusiva pela internet. A pesquisa utiliza o estudo de caso múltiplo com observação não participante, a análise da programação e entrevistas abertas como métodos. A análise é embasada nos estudos sobre o rádio e do discurso radiofônico aliados às características da internet. As conclusões apontam para potenciais e limitações, nos casos estudados, no uso dos recursos propiciados pelas tecnologias do rádio e da internet para a produção jornalística em emissoras públicas, evidenciando que as utopias tecnológicas dependem também de fatores políticos, econômicos e sociais para concretizarem as expectativas que criam.