PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO / UFSC 2015.1 – DISCIPLINAS CONFIRMADAS

28/02/2015 18:26

METODOLOGIA DE PESQUISA EM JORNALISMO – 4 (quatro) créditos

Profa. Dra. Gislene da Silva

Segunda-feira,  14 horas. Início: 9 de março de 2015

Ementa

Conhecimento e campo científico. Campo epistêmico da pesquisa em Jornalismo. Jornalismo como objeto de pesquisa. Constribuições interdisciplinares. Métodos e técnicas de investigação. Questões teórico-metodológicas da construção de objetos de estudo. Características do texto acadêmico. Articulações e delimitações de projetos.

 

ESTUDOS AVANÇADOS EM HISTÓRIA DO JORNALISMO – 4 (quatro) créditos

Professoras Doutoras Cárlida Emerim e Valci Zuculoto

Terça-feira, 14 horas. Início: 10 de março de 2015

Ementa

Contribuições do campo histórico na formulação da História do Jornalismo. Aspectos teóricos e metodológicos para a construção histórica do Jornalismo. História dos distintos objetos empíricos, dos meios impressos e eletrônicos aos digitais. Trajetória histórica do jornalismo e dos jornalistas no Brasil e em outros países.

Observação: a disciplina dará ênfase à história do rádio e do radiojornalismo e à história da televisão e do telejornalismo.

 

QUESTÕES TEÓRICAS DA PESQUISA EM JORNALISMO: o pensamento de Boaventura de Sousa Santos – 2 (dois) créditos

Prof. Dr. Jorge Kanehide Ijuim

Terça-feira, 8h20 às 12 horas. Início: 7 de abril de 2014 (cronograma: 7, 14 e 28 de abril; 5, 12, 19 e 26 de maio; 2 de junho)

Ementa geral

Disciplina centrada no estudo específico de um tema, autor ou conceito constitutivo do campo do Jornalismo. Tema tradicional. Tema emergente. Revisitação de um autor. Novo autor. Conceito fundamental. Conceito em migração. Novo conceito. Atualização e aprofundamento de questões teórico-conceituais pertinentes aos projetos de pesquisa em andamento no programa.

Ementa específica

Ideias de Boaventura de Sousa Santos para a compreensão do pensar e do fazer jornalísticos. Crítica à Ciência Moderna. Modernidade: as tensões entre os esforços de emancipação e os esforços de regulação. O pensamento abissal, o imperialismo e o colonialismo. A sociologia das ausências e a sociologia das emergências.

 

QUESTÕES TEÓRICAS DA PESQUISA EM JORNALISMO: abordagens fotojornalísticas – 2 (dois) créditos

Prof. Dr. Paulo Bernardo Vaz

Início: 17 de março de 2014, 8h20 às 12 horas (cronograma: 17, 18 e 19 de março – terça a quinta-; 24, 25, 26 de março – terça a quinta-;  31 de março e 1º de abril – segunda e terça)

Ementa geral

Disciplina centrada no estudo específico de um tema, autor ou conceito constitutivo do campo do Jornalismo. Tema tradicional. Tema emergente. Revisitação de um autor. Novo autor. Conceito fundamental. Conceito em migração. Novo conceito. Atualização e aprofundamento de questões teórico-conceituais pertinentes aos projetos de pesquisa em andamento no programa.

Ementa específica

Disciplina centrada nas pesquisas e no estudo do Fotojornalismo, revisitando autores clássicos e contemporâneos que trabalham nas implicações da imagem na Comunicação: Gonzalo Abril, Peter Burke, Ernst H. Gombrich, Jacques Rancière, Didi Huberman et alii. Propõe-se olhar para as fotografias jornalísticas, levantando questões concernentes à visualidade, ao olhar do espectador/leitor, à imagem e à imaginária. Propõe-se trazer dois especialistas para fazer dois recortes e aprofundamento da disciplina, debatendo com os alunos questões 1) da representação do sofrimento em premiações anuais de fotojornalismo e 2) das narrativas fotográficas no trabalho de coletivo Cia de Foto sob o tema guerra urbana. As reflexões e questionamentos trazidos na disciplina pretendem alavancar discussões sobre a pluralidade de olhares para as fotos publicadas na mídia impressa e sites informativos, questionando e discutindo os modos de produzir e de ver fotografias jornalísticas.

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM JORNALISMO, CULTURA E SOCIEDADE: esfera pública e jornalismo – 01 (um crédito)

Prof. Dr. Carlos Locatelli

Quarta-feira, 8h20 às 12 horas. Início: 8 de abril (cronograma: 8 e 22 de abril; 6 e 20 de maio)

Ementa

Esfera pública, sociedade civil e democracia deliberativa. Comunicação pública e comunicação estratégica. Visibilidade, accountability e discutibilidade no jornalismo.  Jornalismo entre interesses públicos e privados.