POSJOR participa do 10º Rede Alcar, 6º Simpósio de Ciberjornalismo, Intercom Sul e VI Encontro Brasileiro de Educomunicação III Educomsul

27/05/2015 10:46

A semana de 1 a 6 de junho reúne três eventos tradicionais com a apresentação de pesquisas de professores e estudantes de graduação e de pós-graduação de várias Universidade brasileiras. Em todos eles, o Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina estará presente, por meio de docentes e pós-graduandos, com a apresentação de trabalhos e participação em palestras e mesas-redonda.

6º.Simpósio Internacional de Ciberjornalismo

De 1 a 3 de junho, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, será realizado o 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo.  A profa. Dra. Raquel Ritter Longhi será uma das palestrantes principais na mesa-redonda “Ciberjornalismo na Argentina, no Brasil e em Portugal”. Com a profa. Dra. Rita Paulino, subcoordenadora do POSJOR, participa também do 3º Seminário Inter-Redes de Pesquisa, quando serão tratados, com pesquisadores nacionais e internacionais, temas e projetos da Rede Nacional de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec).

Entre os trabalhos selecionados, estão o do mestrando Alexandre Bonacina, “Jornalismo profissional e amador no Facebook”; o do mestrando Ricardo José Torres, “A utilização das mídias sociais na cobertura jornalística: engajamento e ciberativismo”; e o da mestranda Kérley Winques, “Apuração e inovação: uma análise da série UOL TAB, do portal UOL”. A profa. Rita Paulino, a mestranda Anna Barbara Medeiros  apresentam  “Visualização digital interativa: aplicando o jornalismo de dados para revelar a memória do regime militar”. A mestranda Marina Empinotti e as graduandas Priscila dos Anjos e Gabriela Damaceno, apresentam, também com a profa. Rita Paulino, o trabalho “Imersão Interativa em versões de jornais favorece o consumo da infromação? Estudo de caso do Jornal Laboratório Zero+”

10º  Encontro Nacional de História da Mídia (Rede Alcar)

De 3 a 6 de junho, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul sedia, em Porto Alegre, o 10º Encontro Nacional da Rede Alcar.

Nele, a profa. Dra. Valci Zuculoto coordena o grupo de História da Mídia Sonora e apresenta o artigo “Rádio Nacional do Rio de Janeiro, o show não pode parar! Resultados históricos e teóricos de relatório de pesquisa. E juntamente com a mestranda Jéssica Gonçalves, apresenta o trabalho “Registros históricos para pensar um rádio esportivo pós-industria”. A profa. Dra. Cárlida Emerim e a graduanda Maria Luiza Buriham de Siqueira apresentam “Reportagem e memória: o resgate da Novembrada pelos relatos de jornalistas catarinenses”; a pós-doutoranda Jeana Laura da Cunha Santos apresenta a pesquisa  “Do gabinete de trabalho ao home-office: a memória do espaço no labor jornalístico” e o mestrando Vinicius Batista de Oliveira apresenta “Mito compartilhado: revisão histórica e relações entre objetividade no jornalismo e na imagem fotográfica”. O mestrando Maurício Frighetto, juntamente com o prof. Dr. Eduardo Meditsch, apresenta “O Projeto Universidade Aberta da UFSC: uma experiência pioneira de práxis multimídia no ensino de jornalismo”

Intercom Sul

De 4 a 6 de junho a Univille, em Joinville, sedia o encontro regional da Intercom Sul, quando haverá a mesa-redonda “Ensicom: Foco no ensino da comunicação”. O prof. Dr. Eduardo Meditsch, primeiro coordenador do POSJOR e membro da comissão nacional que estabelece novas diretrizes para o ensino de jornalismo, será um dos palestrantes.
E a Profa. Rita Paulino em conjunto com as mestrandas Mariane Pires Ventura e Ana Paula Bourscheid apresentam “Recursos Do Entretenimento Aliados À Narrativa Jornalística”.

VI Encontro Brasileiro de Educomunicação – III Educomsul

O evento acontece simultaneamente ao III EDUCOM SUL, de 10 a 12 de junho, no campus da PUC/RS e tem a participação da   mestranda Marina Empinotti e a Profa. Rita Paulino  que apresentam a pesquisa “Tablets como recursos educomunicativos em sala de aula do ensino fundamental”.