Pesquisadores do Posjor lançam livro em Campo Grande

02/11/2015 22:15

livroMestrandos e doutorandos lançam na próxima quinta, dia 5 de novembro, o livro Questões para um jornalismo em crise (Ed. Insular), organizado pelo professor do Posjor Rogério Christofoletti. A obra reúne treze textos que questionam a atividade jornalística, sugestões de solução para a chamada crise dos impressos e alternativas para as redações e a indústria de conteúdos. O lançamento acontece durante o 13º Encontro Nacional da SBPJor, em Campo Grande (MS), e marca um momento importante para o Posjor por ser a primeira obra com textos de mestrandos e doutorandos.

A obra surgiu a partir dos debates nas aulas do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. Os pós-graduandos foram motivados a produzir textos e a enfrentar problemas surgidos com as mudanças tecnológicas e culturais dos últimos vinte anos.

O diagnóstico é de crise e ela não se limita à indústria jornalística brasileira. Está em todas as partes. Diante desse quadro, empresas, gestores e jornalistas se dividem entre lamentos, desespero e busca de soluções. Nos meios acadêmicos, também existe muita apreensão.

As perguntas incômodas que servem de títulos aos capítulos são endereçadas a profissionais, empresários do setor, públicos e demais grupos interessados. São questões para o aprimoramento das práticas produtivas e para relações mais honestas produtores e consumidores de notícias. Os capítulos indagam, mas também arriscam respostas, mesmo que provisórias. Os temas são diversos: o convívio entre profissionais e amadores, newsgames, reportagens multimídia, infografias interativas, a segunda tela, a convergência dos meios, redes sociais, novas audiências, ensino de jornalismo, crítica de mídia, privacidade e a natureza endêmica da crise.

 

Serviço:

Questões para um jornalismo em crise – Rogério Christofoletti (org.)

Editora Insular

256 páginas

Autores: Adriano Araújo, Alexandre Bonacina, Alexandre Lenzi, Amanda Miranda, Ana Paula Bourscheid, Anna Carolina Russi, Carlos Marciano, Jéssica Gonçalves, Kérley Winques, Lívia de Souza Vieira, Magali Moser, Mariane Pires Ventura, Mauren Del Claro Rigo, Maurício Frighetto, Maurício Oliveira, Ricardo José Sékula, Ricardo Torres, Rogério Christofoletti, Tássia Becker Alexandre e Vinicius Batista de Oliveira.