Obra que discute a crise no jornalismo será lançada nesta quarta-feira em Florianópolis

02/12/2015 11:50

livro lançamentoO Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (Posjor/UFSC) lança nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, às 19h30, no Tralharia Café Bar, o livro “Questões para um jornalismo em crise”. Essa é a primeira obra do Posjor que reúne textos de autoria de mestrandos e doutorandos do programa.

Organizada pelo professor Rogério Christofoletti e publicada pela Editora Insular, a obra surgiu a partir dos debates nas aulas ministradas pelo professor no Posjor e reúne treze textos que questionam a atividade jornalística e apontam sugestões de soluções para a crise do jornalismo. O professor destaca que os capítulos arriscam respostas, mesmo que provisórias, para esse cenário de crise. “A academia não tem todas as respostas, mas fazer as perguntas é uma forma de enfrentar os muitos dilemas que temos na área”, explica Christofoletti.

Conforme o professor, “Questões para um jornalismo em crise” é composto de reflexões de quem se preocupa com os próximos anos nas redações e fora delas. Ao longo da obra são abordados temas como o convívio entre profissionais e amadores, newsgames, reportagens multimídia, infografias interativas, segunda tela, convergência dos meios, redes sociais, novas audiências, ensino de jornalismo, crítica de mídia, privacidade e a natureza endêmica da crise.

O livro conta com o prefácio de Carlos Castilho, apresentação de Rogério Christofoletti e capítulos de Adriano Araújo, Alexandre Bonacina, Alexandre Lenzi, Amanda Miranda, Ana Paula Bourscheid, Anna Carolina Russi, Carlos Marciano, Jéssica Gonçalves, Kérley Winques, Lívia de Souza Vieira, Magali Moser, Mariane Pires Ventura, Mauren Del Claro Rigo, Maurício Frighetto, Maurício Oliveira, Ricardo José Sékula, Ricardo Torres, Rogério Christofoletti, Tássia Becker Alexandre e Vinicius Batista de Oliveira.

 

Serviço

Lançamento do livro “Questões para um jornalismo em crise”
Editora Insular
Organização: Rogério Christofoletti
Número de páginas: 256
Preço promocional de lançamento: R$ 30,00
Local: Tralharia Café Bar, Centro de Florianópolis
Data: 9 de dezembro de 2015
Horário: 19h30