Inscrição para as modalidades: Disciplina Isolada e Aluno regular de outro PPG

01/03/2016 15:10

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) recebe nos dias 1º e 2 de março de 2016 inscrições para as modalidades: a) Disciplina Isolada e b) Aluno regular de outro Programa de Pós-Graduação da UFSC (Mestrado e Doutorado).

a) Disciplina isolada é atividade concentrada e dirigida apenas a candidatos com o comprovante de graduação em qualquer Instituição de Nível Superior do Brasil e exterior.

b) Aluno regular de outro PPG é atividade concentrada e dirigida a candidatos matriculados em outro curso de Programa de Pós-Graduação da UFSC

Os interessados devem atentar para as seguintes condições:

– Cada candidato pode requerer apenas uma disciplina oferecida e apenas em um nível. Caso contrário, todas serão desconsideradas.

– Não podem requerer matricula candidatos que já tenham número de créditos nesta modalidade em quantidade igual ou superior a 3 (três). (O sistema acusará.)

– O link do currículo do candidato precisa estar ativo e atualizado na Plataforma Lattes. Caso contrário, a inscrição será desconsiderada.

– A matrícula em Disciplina Isolada não assegura nenhum vínculo com cursos regulares. Portanto, os candidatos aceitos não farão jus a identidade estudantil ou algum dos seguintes benefícios: alojamento, bolsa ou subvenção para utilização do restaurante universitário.

– O aluno matriculado em Disciplina Isolada terá de cumprir as mesmas exigências feitas aos alunos regulares.

INSCRIÇÕES:

A inscrição deve ser realizada pelo site: http://www.capg.ufsc.br/inscricao/index.xhtml?cdCurso=41001052

A inscrição deve ser feita no nível de Mestrado ou Doutorado, conforme o interesse e requisito (No nível Doutorado só podem requerer matrícula os que estiverem cursando Doutorado ou já tiverem concluído o Mestrado)

No campo “Informar razões para fazer a Pós-Graduação”, registrar:

1-      o título da disciplina desejada e Professor

2-      o Programa de Pós-Graduação no qual está matriculado (se for o caso)

Serão recebidas inscrições a partir de 00h01 de 1º março até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 2 de março de 2016, impreterivelmente. O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC não se responsabiliza por eventuais falhas de rede na transmissão das inscrições.

A inscrição não garante vaga.

 DISCIPLINAS OFERTADAS:

Dia DISCIPLINA PROFESSOR HORÁRIO H/A sala
Terças JOR410061 – Questões teóricas da pesquisa em Jornalismo – Passagens benjaminianas – as novas configurações do tempo e do espaço no jornalismo – 2 créditos (eletiva) Prof.ª Dr.ª Jeana Laura da Cunha Santos 14h-17h50 30 141
Terças JOR410033 – Estudos avançados em Tecnologia do Jornalismo
4 créditos (eletiva)
Prof. Dr. Antônio Claudio Brasil Gonçalves 18h-21h50 60 Lab.Telejornalismo
Quartas JOR410028 – Estudos avançados em Estética do Jornalismo
4 créditos (eletiva)
Prof.ª Dr.ª Daisi I. Vogel 14h-17h50 60 28

 *Ver ementas no site/disciplinas oferecidas

RESULTADO FINAL: Até dia 08/03, após as 14h, neste site e no quadro mural do Mestrado em Jornalismo

MATRÍCULAS: 09 e 10/03/2016, das 14 às 18 horas, na secretaria do POSJOR/UFSC: Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Bloco A , Sala 17 – Térreo.

DOCUMENTOS:

Disciplina isolada (para candidatos externos à UFSC): RG, CPF e Diploma de Graduação, com cópia a serem autenticados no POSJOR (CNH não é válido.)

Para os estrangeiros: são necessários ainda o passaporte e o documento que comprove situação regularizada no País (visto de trabalho, estudante)

Candidatos formados no exterior deverão apresentar comprovação de que seu diploma foi devidamente validado por Consulado Brasileiro, conforme legislação em vigor.

Aluno regular de outro PPG: Comprovante de matricula retirado do CAPG. No mesmo dia deverá entregar à secretaria do curso de origem a autorização para a matrícula. (Informe-se sobre o horário de funcionamento da secretaria do curso de origem para evitar contratempo)

A não realização da matrícula implica a perda da vaga.

VAGAS: O docente responsável tem autonomia sobre os critérios de seleção, entre eles o número de alunos regulares matriculados.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO – DISCIPLINAS 2016.1

Publicado em 22/02/2016 às 18:17

 

Segunda, 14 horas, sala 145

Metodologia de Pesquisa em Jornalismo (4 créditos)

Profa. Dra. Daiane Bertasso

Início: 14.03 (quinze semanas)

Ementa

Conhecimento e campo científico. Campo epistêmico da pesquisa em Jornalismo. Jornalismo como objeto de pesquisa. Contribuições interdisciplinares. Métodos e técnicas de investigação. Questões teórico-metodológicas da construção de objetos de estudo. Características do texto acadêmico. Articulações e delimitações de projetos.

 

Terça, 14 horas, sala 141

Questões Teóricas da Pesquisa em Jornalismo:Passagens benjaminianas – as novas configurações do tempo e do espaço no jornalismo(2 créditos)

Profa. Dra. Jeana Laura da Cunha Santos

Início: 15.03 (oito semanas)

Ementa geral

Disciplina centrada no estudo específico de um tema , autor ou conceito constitutivo do campo do Jornalismo. Tema tradicional. Tema emergente. Revisitação de um autor. Novo autor. Conceito fundamental. Conceito em migração. Novo conceito. Atualização e aprofundamento de questões teórico-conceituais pertinentes aos projetos de pesquisa em andamento no programa.

Ementa específica

Passagens da casa à rua: Walter Benjamin e a ocupação da cidade (medo e fascínio); o fisiólogo como forma primeira do flâneur; o flâneur como forma primeira do repórter das massas; o cronista como forma primeira do jornalista; a galeria como metáfora da crônica; abordagem teórica, analítica e prática do gênero. Passagens da rua a casa: a desocupação da cidade; lugar de repórter não é mais na rua; as novas configurações do tempo e do espaço no labor jornalístico e seus efeitos para o profissional.

 

Terça, 18h 20 , Laboratório de Telejornalismo

Estudos Avançados em Tecnologias do Jornalismo

Prof. Dr. Antonio Brasil

Início: 15.03 (quinze semanas)

Ementa

Evolução tecnológica dos meios de comunicação. Impacto das tecnologias no jornalismo. Processos de inovação no Jornalismo. Estudos de interface. Problemas da técnica. Crítica da tecnologia.

 

Quarta, 14 horas, sala 28

Estudos Avançados em Estética do Jornalismo (4 créditos)

Profa. Dra. Daisi Vogel

Início: 16.03 (quinze semanas)

Ementa

Estética da vida e estética da forma. Regimes de identificação e partilha do sensível. Relações entre práticas culturais e formas de sua visibilidade. Regime representativo, realismo estético e estetização da realidade. Configuração da experiência e alienação dos sentidos. Informação jornalística, mediação técnica e estética da mercadoria.