Doutorandos do POSJOR participam da Escola de Verão da ALAIC, em março, na Argentina

23/02/2017 08:19

Os alunos de doutorado do POSJOR Marcelo Barcelos e Silvio da Costa Pereira foram selecionados para participar da 4ª edição da Escola de Verão da ALAIC (Associación Lationamericana de Investigadores de la Comunicación), que será realizada de 5 a 12 de março próximo, em Córdoba, na Argentina, na Universidade Nacional de Córdoba (UNC). Sob o título “Pesquisa em Comunicação na América Latina”, esta edição reunirá cerca 50 pós-graduandos e professores convidados de vários países para intercâmbio científico.

escola de verão

Na mala, os estudantes levarão seus projetos de pesquisa para a apresentação e os debates na sequência dos painéis e oficinas com professores/pesquisadores latino-americanos de diversas origens, como México, Uruguai, Cuba e Argentina.

Silvio da Costa Pereira irá trabalhar questões ligadas à fotografia e ao fotojornalismo, referentes à sua pesquisa “Jornalismo imagético: Produção do fotojornalismo na transição do impresso para a web”, enquanto Marcelo Barcelos tratará da inovação jornalística a partir do seu projeto que procura investigar potencialidades sobre o cruzamento da Internet das Coisas com a produção das notícias, o que ele defende como um gênero em construção, o Jornalismo das Coisas (JoT).

Internacionalização, intercâmbio e produção científica

Nas edições anteriores, o POSJOR já esteve representado na Escola de Verão da ALAIC, que funciona como oportunidade aos estudantes de pós-graduação selecionados de discutir e aprimorar suas propostas de pesquisa com professores e outros pós-graduandos de diversas regiões da América Latina. Outros objetivos da Escola são propiciar debate internacional e interdisciplinar de alto nível em torno dos temas escolhidos e promover a integração entre os Programas de Pós-Graduação em Comunicação das universidades participantes. Assim, para o POSJOR/UFSC, enquanto universidade participante, a atividade representa mais um espaço para a internacionalização e a ampliação da visibilidade do Programa.

Além da oportunidade ímpar para aprimorar e discutir os projetos e compartilhar experiências, a Escola de Verão (veja programação completa aqui) pretende fomentar a criação de grupos e redes de pesquisa internacionais. Como produto científico final, prevê a editoração de uma obra coletiva (livro ou periódico) reunindo os melhores trabalhos desenvolvidos no âmbito do curso, uma vez que cada participante irá produzir um artigo com supervisão de professor designado pela comissão organizadora.

As entidades e instituições realizadoras da Escola de Verão são a Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), Universidad Nacional de Córdoba, Universidade de Brasília (UnB), Universidad de Puerto Rico (Porto Rico), Universidad de la República (Uruguai), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidad de la Frontera (Chile), Universidad Católica Andrés Bello (UCAB), Universidad Andina Simon Bolivar (Bolívia), Simon Fraser University (SFU) e Université du Québec à Montréal, com o apoio da Universidad Autónoma de México (UNAM), Universidad Autónoma de Aguascalientes, Intercom, SBPJor, Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), UNESCO e UNICEF. Mais informações em http://alaic.org/site/programa-escuela-de-verano-alaic-2017/