Doutorandos do POSJOR são contemplados com bolsa de doutorado-sanduíche da CAPES

22/05/2017 17:37

Quatro doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) da UFSC foram selecionados para a edição 2017 do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE),  financiado pela CAPES. Duas doutorandas, Amanda Souza de Miranda e Ana Marta Flores, já embarcaram com destino a diferentes universidades no exterior para aprofundar suas pesquisas.

Desde março, a doutoranda e pesquisadora do Nephi-Jor (Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo/UFSC), Ana Marta M. Flores investiga junto à Universidade de Lisboa as metodologias de Pesquisa de Tendências desenvolvidas pela plataforma internacional e científica Trends Observer. Ana Marta é orientada no POSJOR pela professora Raquel Longhi e na Universidade de Lisboa tem como orientador o professor Nelson Pinheiro Gomes. O projeto de tese da doutoranda busca, através da Pesquisa de Tendências, estratégias de inovação específicas para o jornalismo. Durante esse período do Programa de Doutorado Sanduíche no exterior, a aluna também participa do grupo de pesquisa SMART (Social Media Research Techniques), inserido no iNOVA Media Lab, da Universidade Nova de Lisboa.

Já a doutoranda e pesquisadora do objETHOS (Observatório da Ética Jornalística/UFSC), Amanda Souza de Miranda,  faz parte da sua pesquisa na University of Leicester, no interior da Inglaterra. O período de doutorado sanduíche iniciou-se em abril e se estende até setembro de 2017. No POSJOR, a estudante é orientada pelo professora Gislene Silva e na Inglaterra, supervisionada pelo professor Julian Matthews, Amanda pretende entrevistar jornalistas com experiência na cobertura de saúde e fontes de informação da área médica. O objetivo é discutir como os jornalistas se especializam na área, incorporando vocabulários e um saber próprio da medicina, e como os médicos também acabam se tornando comunicadores ao aparecerem com frequência nas notícias sobre saúde. A expectativa da acadêmica é reforçar o material empírico da sua pesquisa de doutorado, que conta com uma experiência etnográfica no programa Bem Estar, exibido pela Rede Globo.

Os outros dois doutorandos contemplados nesta edição do PDSE são William Robson Cordeiro e Janara Nicoletti, que  a partir do segundo semestre deste ano devem desenvolver suas pesquisas na Espanha e na Alemanha, respectivamente. William, com  pesquisa sobre novos modelos de infográficos online e orientado pela professora Raquel Longhi,  irá estudar na Universidad Autónoma de Barcelona sob supervisão do professor José Luis Valero Sancho. Janara Nicoletti, que investiga Mudanças no mundo do trabalho dos jornalistas e tem como orientadora a professora Valci Zuculoto,  irá pesquisar  sob supervisão do professor Martin Löffelholz  em Technische Universität Ilmenau , na Alemanha.