Mudanças no local e no modo de inscrição do minicurso sobre a cobertura jornalística de desastres naturais

05/09/2017 12:04

Com o objetivo de melhorar a experiência dos participantes do minicurso O discurso e a apresentação de catástrofes naturais nos meios de comunicação espanhóis – Estudo de 250 matérias informativas dos principais canais de televisão na Espanha, ministrado pela Dra. María Luisa Sánchez Calero, a organização realizou mudanças nos locais e no modo de inscrição.

As atividades dos dias 18 e 19 de setembro ocorrerão na sala Hassis e no dia 20 na sala Drumond. Para participar é preciso realizar a inscrição presencialmente preenchendo a lista de participantes colocada no mural do POSJOR. Os horários seguem os mesmos. As aulas acontecerão na segunda-feira, terça-feira e quarta- feira, das 8h as 12h, e na quinta-feira, das 15h as 18h. A organização do minicurso limitou o número de vagas para 25 participantes.

Com carga horária de 15 horas, o minicurso equivale a uma disciplina de 01 crédito e discutirá a transmissão feita diariamente pelos meios de comunicação espanhóis sobre catástrofes naturais, construindo uma narrativa que a sociedade assume sem se deter em analisar os critérios escolhidos para a elaboração destas matérias informativas. O objetivo é promover uma visão crítica sobre a forma e o enquadramento utilizados pelos canais de televisão, a partir da análise de seus discursos, imagens, cenários e fontes ouvidas.

María Luisa Sánchez Calero é professora desde 2006 do Departamento de Estudos sobre a Mensagem Jornalística na Universidade Complutense de Madri e já participou de 12 projetos de pesquisa relacionados com a informação e os meios de comunicação. Autora de diversos livros na área, Calero é também assessora do Instituto de Estudios de Comunicación Especializada (AI-EC) e membro da Sociedad Española de Periodística (SEP) e da Asociación Iberoamericana de Sociología de las Organizaciones (AISO).