Pesquisadora do Posjor lança livro no 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo

20/09/2017 10:50

A professora Raquel Longhi é uma das organizadoras de mais um livro da Rede Jortec, que será lançado dia 28 próximo, no 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo, em Campo Grande.

O livro, “Pensar em rede, Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais”, é resultante do projeto de pesquisa “Produção colaborativa de pesquisa aplicada visando à experimentação e criação de inovações tecnológicas digitais nos processos de captação, produção, transmissão e distribuição de conteúdos jornalísticos nas convergentes plataformas comunicacionais”, que teve financiamento do CNPq, e é resultado do intercâmbio de projetos de pesquisadores de oito estados brasileiros. Apresenta ainda, um panorama da trajetória de pesquisa da Rede Jortec desde sua criação, em 2008.

Longhi participa com dois capítulos, um assinado com o colega organizador Marcelo Träsel, que faz um levantamento da produção da rede Jortec em seus nove anos de existência e outro em parceria com a pesquisadora Elaide Martins, que trata sobre Transmídia, Hipermidia e conceitos afins. Do Nephi-Jor, também participa da obra a professora Rita Paulino, vice-coordenadora do Nephi-Jor.

A edição do livro é da Rede Jortec com a Editora da UNIFAP – Universidade Federal do Amapá, e tem como organizadores, além da professora coordenadora do Nephi-Jor, os pesquisadores Marcelo Träsel, Rodrigo Botelho e Walter Teixeira Lima Júnior.

Longhi está presente ainda, no livro “Performance em Ciberjornalismo. Tecnologia, Inovação e Eficiência”, organizado por Gerson Martins, Lucas Reino e Thaisa Bueno, do Grupo Ciberjor, da UFMS, que também
será lançado no evento. Este, disponível também em e-book é resultante do 6º Congresso Internacional de Ciberjornalismo, realizado em 2015, no qual a pesquisadora apresentou a palestra“Ciberjornalismo no Brasil e o texto longform”, que integra um dos capítulos.

O Ciberjor terá ainda outros lançamentos, que podem ser conferidos aqui.