Professor português ministra curso sobre liberdade de expressão

04/11/2017 11:03

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo realiza de 20 a 22 de novembro o minicurso “O jornalismo e as transformações normativas da liberdade de expressão no século XXI”, ministrado pelo professor Carlos Camponez, da Universidade de Coimbra.
A atividade é gratuita e dirigida a mestrandos e doutorandos, tem 12 horas de carga horária, e vai acontecer das 14 às 18 horas, na sala 141 no Bloco A do CCE.

As vagas são limitadas aos 20 primeiros inscritos. Inscrições devem ser feitas online neste link.
Estão previstas quatro unidades de ensino no minicurso:

1. Pressupostos da liberdade de expressão e de imprensa;

2. O jornalismo entre liberdade positiva e liberdade negativa;

3. Questões críticas da liberdade de imprensa;

4. Novas perspectivas éticas e socioprofissionais do jornalismo.
Carlos Camponez coordena o Grupo de Investigação em Comunicação, Jornalismo e Espaço Público do Ceis20. Dirigiu o Mestrado em Comunicação e Jornalismo e a Licenciatura de Jornalismo e Comunicação na Universidade de Coimbra. Como jornalista, trabalhou nos jornais Diário de Lisboa, A Capital, Público e Região de Leiria. Foi membro do Sindicato dos Jornalistas e do Conselho Deontológico, além de diretor da Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, da qual foi fundador. O pesquisado r é autor de “Deontologia do Jornalismo”, entre outros livros e artigos científicos na área.
O pesquisador veio ao Brasil com recursos do Banco Santander, de Portugal, para uma estada de dois meses na UFSC. A visita do professor é uma atividade de intercâmbio científico internacional e visa, inclusive, processo de transferência de tecnologia do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) aos colegas europeus.