Estudantes do PPGJOR participam da V Escola de Verão da ALAIC

23/03/2018 23:05

Desde o dia 18 até o dia 24 de março, quatro estudantes do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Posjor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participam de uma programação intensa na Universidade de La Republica, em Montevidéu, no Uruguai. As atividades fazem parte da V Escola de Verão da Associação Latino-americana de Investigadores em Comunicação (ALAIC) e tem como tema “La investigación de la comunicación em América Latina. Miradas críticas a la información y la comunicación”.

Nesta edição, 70 trabalhos de sete países latino-americanos foram selecionados entre mais de 150 inscrições. Do Posjor, foram contemplados Ingrid dos Santos, Luciano Costa, Francielli Campiolo, Juliana Rosas, Magali Moser e Diana Azeredo, sendo que as duas últimas estudantes não puderam comparecer. O destaque foi a mestranda Ingrid, classificada entre os dez primeiros colocados, que conseguiu isenção de hospedagem e almoço da organização do evento.

Cerca de 20 docentes palestram e conduzem discussões em painéis durante todas as manhãs, enquanto que o período da tarde é reservado aos trabalhos individuais dos estudantes e de grupos divididos em cinco eixos. Em cada dia, há visitas em instituições e organizações que favorecem a convivência entre os participantes. Ao fim do curso, os estudantes irão receber certificado equivalente a 30 horas presenciais e 30 horas de elaboração de um artigo incorporando as sugestões da escola à dissertação ou tese, que será avaliado para publicação.

Trabalhos selecionados:

O impacto do consumo de notícias por mídias sociais digitais no jornalismo – Ingrid dos Santos

A recepção no Jornalismo Imersivo de Realidade Virtual – Luciano Costa

O real e o fictício: as estratégias textuais de Eduardo Galeano em sua coluna na revista brasileira Atenção! – Francielli Campiolo

Quem vigia os vigilantes? Estudo comparativo da experiência do ombudsman de imprensa em três jornais brasileiros – Juliana Rosas

O método da reportagem. Reflexões sobre um dos fundamentos do fazer jornalístico, em tempos de transição – Magali Moser

Crítica jornalística e possíveis silenciamentos na coluna da ombudsman Paula Cesarino Costa – Diana Azeredo